×

Penedo

Médicos da Santa Casa de Penedo denunciam descaso da entidade com a população

Comunicado oficial foi assinado pelo corpo clínico e divulgado à imprensa nesta sexta-feira (12)

Abandono. Essa foi à maneira de qualificar a atitude tomada pela direção da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, por parte do corpo clínico da entidade hospitalar, com relação à diminuição de leitos da pediatria. O comunicado afirma que foram desativados duas enfermarias do serviço. Com essa medida, o atendimento vai ser prejudicado e, ainda vai por em risco o atendimento da região, visto que, a unidade hospitalar é referência na especialidade pediatria.

O comunicado ainda explica que eram cinquenta leitos e, com a desativação, passam a funcionar apenas 18. “Consideramos um total desrespeito tal atitude tomada com a população. Uma vez que, este serviço hospitalar de pediatria é o único em funcionamento no município e a Santa casa de Misericórdia de Penedo é referência em toda a região. Tal medida haverá uma grande perda para a população, visto que, não teremos vagas suficientes para atender a demanda dos pequenos pacientes que necessitam de atendimento médico”, diz a nota.

Em tom de desabafo por parte do corpo médico, o comunicado ainda destaca: “Nós que atuamos como profissionais, alguns com mais de vinte anos de serviços prestados e, que sempre vestimos a camisa desta entidade, mantendo o atendimento em momentos difíceis, e que por muitas vezes deixamos de receber nossos vencimentos, que nos eram devidos por direito, estamos perplexos diante de tal atitude”.

Corpo médico contesta explicação da direção

Segundo a nota oficial, a direção foi procurada pelo corpo médico e estes receberam como resposta, que a unidade de pediatria só funciona no vermelho. “Escutamos da direção que a pediatria só funciona no vermelho. Embora, ultimamente trabalhamos com todos os leitos ocupados e muitas vezes temos que antecipar alta de pacientes que já se encontram recuperados. Com essa medida, liberamos leitos e, muitas vezes, recusamos por falta de vagas”, contesta o comunicado.

Procedimentos médicos que deixaram de ser realizados

A crítica divulgada a imprensa, ainda descreve que vários procedimentos médicos não são mais realizados na Santa Casa de Misericórdia de Penedo. “Frequentemente transferimos pacientes para realização de procedimentos que um dia foram realizados em Penedo, como: apendicectomia, drenagem de tórax. Também já chegamos ao cúmulo de termos que transferir por não contarmos com os serviços de cirurgião, para que fosse dessecado uma veia, entre outros. Fato de ouvir de pacientes: ‘Penedo não resolve mais nada’. A que ponto chegamos, agora só falta fechar a pediatria”, encerrou o comunicado oficial divulgado a imprensa penedense nesta sexta-feira (12).

Assinam o documento os médicos: Tânia Maria Farias Silva, Zaita Fernandes Machado, Vanessa Lôbo, Rosete Maria Andrade e Paulo César Costa Borges.