Skip to content

Médica do HGE conscientiza população sobre importância da doação de sangue nesse período de festas

  • Home
  • Maceió
  • Médica do HGE conscientiza população sobre importância da doação de sangue nesse período de festas

Blog

Médica do HGE conscientiza população sobre importância da doação de sangue nesse período de festas

A maior referência em emergência de Alagoas, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, recebe muitos casos graves relacionados a traumas e casos clínicos. Muitos destes pacientes precisam de transfusão sanguínea, que, se não ocorrer, pode colocar suas vidas em risco.

Mensalmente, cerca de 400 pacientes precisam de transfusão de sangue no hospital; necessidade essa que aumenta bastante nos períodos festivos. Por essa razão, a coordenadora da Agência Transfusional do HGE, médica Patrícia Pinto, conclama os alagoanos a irem ao Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para realizar a doação voluntária.

Segundo ela, além dos cerca de 400 pacientes que são atendidos por mês no HGE, o Hospital Helvio Auto e o Ambulatório de Hematologia do Hemoal, também situados no Trapiche, realizam mais de 100 transfusões mensais. Daí a necessidade de aumentar o número de doações durante o ano, mas especificamente neste período de confraternizações, quando, historicamente, aumentam os acidentes de trânsito e, consequentemente, a necessidade de transfusões.

Patrícia Pinto relata que, diariamente, vários pacientes com hemorragia digestiva são salvos pela transfusão sanguínea no HGE. “Eles necessitam de doação, porque a doença leva a uma perda de sangue muito severa. Essa condição, geralmente, é percebida quando o portador vomita sangue ou apresenta sangue nas fezes. Um atendimento emergencial que demanda atenção médica imediata”, explicou.

Segundo a médica, são realizadas diversas campanhas de doação de sangue durante o ano e, mesmo com o trabalho ativo do Serviço Social, há dificuldade de manter o estoque seguro para atender à imensa demanda do HGE.

“Todas as famílias dos pacientes que recebem sangue são acionadas e sensibilizadas para a doação. No período festivo necessitamos de ações específicas para manter os estoques estabilizados, e já estamos finalizando o ano com uma campanha interna, organizada por nossos servidores para o ano seguinte”, informou.

Requisitos

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. No caso dos menores de 18 anos é necessário que estejam acompanhados de um responsável para autorizar o procedimento. Também é exigido ter, no mínimo, 50 kg, estar alimentado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecederam a doação.

“É importante lembrar que homens e mulheres devem respeitar os períodos de intervalo entre uma doação e outra. Para os homens essa prazo é de 60 dias e, no máximo, quatro doações em um ano. Já para as mulheres são 90 dias e, no máximo, três doações anuais”, informou a médica Patrícia Pinto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também