Com o tema “Os Desafios da Política das Águas em 2023”, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realiza até esta sexta, 9 de dezembro, em Recife/PE, a sua XLIV Reunião Plenária Ordinária, que tem como objetivo realizar um balanço das atividades em 2022 e traçar metas para o próximo ano.
Durante o encontro, que contou com a presença de membros do Comitê, da secretária de Recursos Hídricos do estado de Pernambuco, representante da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e diversas autoridades, um dos pontos de destaque foi o ilustre penedense Toinho Pescador, que faleceu no início deste mês.
Na abertura do evento, foi feito um minuto de silêncio em memória de Toinho, membro honorário do CBHSF. Logo após, Antônio Jackson, também membro do Comitê, recitou uma poesia e Maciel Oliveira, presidente do CBHSF, discursou em homenagem a ele.
Como nos últimos anos, o CBHSF agraciou seis personalidades que dedicam parte de seu tempo para defender o rio São Francisco, com a medalha Velho Chico, que a partir deste evento, passa a se chamar medalha Toinho Pescador.
Este ano, foram homenageados Francisco de Assis Pereira, indicado pela CCR Alto SF, Dermeval Gervásio de Oliveira, indicado pela CCR Médio SF, Johann Gnadlinger, indicado pela CCR Submédio São Francisco, e Jorge Izidro, pelo Baixo SF. Foram ainda homenageados o jornalista Amorim Neto e o cinegrafista Aldo Correia, ambos da TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo.