×

Maceió

MEC/Pnud: Maceió apresenta primeiro resultado de consultoria

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) apresentou, nesta segunda-feira (09), o primeiro produto fruto da consultoria que vem sendo desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O compêndio de estudos e orientações entregue à comunidade escolar constitui as ‘Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental’, as quais nortearão as atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula.

As Diretrizes Curriculares são parâmetros de conteúdos para serem aplicados em sala, de acordo com a série, e têm como escopo o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). As Diretrizes propostas pela Educação de Maceió também concretiza o esforço de toda a equipe técnica da Semed e o empenho dos professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas em desenvolver um produto que seja participativo e que tenha adesão da comunidade pedagógica visando implantação e execução contínua.

Segundo a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, este é o primeiro resultado prático do Viva Escola. “Estamos buscando desenvolver padrões mínimos para Educação e as Diretrizes Curriculares são o primeiro fruto do trabalho. O resultado não poderia ser o melhor. Conseguimos delinear os conteúdos a serem abordados em sala de acordo com o perfil de Maceió, levando em consideração a necessidade e realidade da nossa cidade. Esses conteúdos serão explorados visando o melhor aproveitamento do aluno e desempenho pedagógico, respeitando o que nos orienta a LDB”, ressaltou ela.

Para a professora Mariglene Jatobá, do Departamento de Ensino Fundamental da Semed e membro do grupo de trabalho das Diretrizes, quando os estudos começaram alguns profissionais tiveram resistência em participar. Entretanto, ao se envolverem na construção das Diretrizes e perceberem que o propósito da iniciativa era equacionar as distorções, as equipes de trabalho redobraram o empenho e conseguiram cumprir o prazo, entrar as Diretrizes e validá-las com a escola. “Ao final do trabalho, quando as Diretrizes ficaram prontas, temos o relato de professores e coordenadores que afirmaram que era exatamente isto que Maceió precisava para garantir o desenvolvimento do aluno e sua formação adequada”, destacou Mariglene.

Viva Escola

Projeto-piloto e linha mestra da atuação da Secretaria Municipal de Educação de Maceió, por meio da Cooperação Técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), tem sido o Viva Escola, cooperação instituída entre os órgãos em outubro de 2013.

O projeto busca a implantação de padrões básicos de funcionamento das escolas nas áreas de gestão pedagógica, infraestrutura, gestão de pessoas e gerenciamento de processos. Os trabalhos serão aplicados em 27 unidades escolares, escolhidas por não terem atingido o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

As 27 escolas que participam do projeto-piloto do Viva Escola são Maria José Carrascosa, Doutor Orlando Araújo, Professor Antídio Vieira, Nosso Lar I, Pio X, Silvestre Péricles, Walter Pitombo Laranjeiras, Radialista Edécio Lopes, Padre Brandão Lima, Luis Pedro da Silva, Arnon de Mello, Balthazar de Mendonça, Eulina Alencar, Kátia Pimentel Assunção, Lenilto Alves dos Santos, Marizete Correia Nunes, Pompeu Sarmento, Professor Petrônio Viana, Elizabeth Anne Lyra, Santo Antônio, Selma Bandeira, Jaime Amorim Miranda, José Haroldo da Costa, Manoel Pedro dos Santos, Zumbi dos Palmares, Padre Pinho e Marechal Floriano Peixoto.