Skip to content

MEC participa de lançamento de congresso sobre educação ambiental

Blog

MEC participa de lançamento de congresso sobre educação ambiental

Nesta segunda-feira, 8 de abril, o Ministério da Educação (MEC) vai participar do evento de lançamento do 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa (EA Lusófono), que acontecerá entre 21 e 25 de julho de 2025, em Manaus (AM).

A iniciativa é realizada desde 2007 e reúne representantes dos governos e da sociedade civil em torno do debate sobre a educação ambiental. Essa é a segunda vez que o Brasil recebe o evento, cujo tema nesta edição será “Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver”. O objetivo é fomentar o amplo diálogo e o compromisso na cooperação entre os países que fazem parte da comunidade lusófona.

A cerimônia de lançamento começará às 9h30 (horário de Brasília) e contará com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube. Estarão presentes, entre outras autoridades, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e a coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Educação Ambiental para Diversidade e Sustentabilidade, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Rita Silvana dos Santos.

Está previsto, para a solenidade, o momento de anúncio oficial da realização do 8º Congresso EA Lusófono, de apresentação do site do evento e de aprofundamento dos diálogos e das parcerias para a consecução das etapas preparatórias ao congresso. Além disso, a iniciativa terá a exposição de painéis bordados pela artista plástica Marilu Dumont.

O evento conta com as seguintes parcerias: Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Aspea), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio da Universidade Federal do Paraná (CEAPP/UFPR), Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Prociamb), Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea), além do patrocínio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também