×

Brasil/Mundo

MEC lança programa que vai levar laboratórios de tecnologia a professores

Estados que aderirem ao programa vão receber laboratório mobiliado

Cada estado do país vai poder contar com um laboratório com equipamentos tecnológicos para ser usado na formação continuada de professores e gestores de escolas públicas. A iniciativa faz parte do Programa LABCRIE (Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica), lançado pelo Ministério da Educação, na última sexta-feira (15), dia do professor. O investimento do Governo Federal será de R$ 17 milhões.

Todos os estados que aderirem ao programa vão receber um laboratório totalmente mobiliado e equipado, contendo notebooks, projetores, impressoras, kits de eletrônica e robótica, entre outros equipamentos e insumos. Segundo o MEC, a iniciativa de formação continuada estimula os professores e os gestores da rede pública de ensino a ampliarem a cultura de inovação com fins pedagógicos.

“O LABCRIE é um espaço exclusivo para formação de professores. Não é uma sala simples, é um espaço que vai de 70 metros [quadrados], até mais. E nesse espaço haverá equipamentos, computadores, até mesmo robôs para que o professor possa motivar e incentivar sua criatividade para poder transmitir ao aluno, valores e conhecimento que eventualmente com essas ferramentas serão muito mais fáceis de serem transmitidos”, ressaltou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O programa também prevê a formação de gestores locais e professores formadores, dentro de metodologias alinhadas ao conceito de experimentação e aprendizagem ativa, além de permitir trocas e aprendizado entre os usuários.

A montagem dos laboratórios será feita pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), responsável pela aquisição e instalação de equipamentos, além de propriedades intelectuais. De acordo com o regulamento, o estado que aderir ao projeto disponibiliza o local, cumprindo os requisitos estabelecidos, e executa a manutenção futura dos equipamentos do laboratório.

“O projeto do LABCRIE só se tornará realidade se houver a adesão dos governadores dos estados e do Distrito Federal. Meu apelo aos senhores governadores que possam nos apoiar nessa iniciativa que o MEC realiza porque precisamos preparar os nossos profissionais para esse novo mundo da pós-pandemia, na qual a tecnologia se tornou fundamental para o aprendizado de nossos estudantes”, concluiu o ministro.