×

Brasil/Mundo

Ministério da Educação define prazos de inscrição para processos seletivos de 2023

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se planejar para concorrer a milhares de vagas para ingressar no ensino superior. O Ministério da Educação divulgou a definição dos calendários de inscrições para os primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As inscrições para o Sisu começam no dia 28 de fevereiro e vão até o dia 3 de março. O resultado da primeira chamada poderá ser conferido na página do Sisu a partir do dia 7 de março.

Para o Prouni, o período de inscrição será de 7 a 10 de março. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de março e o da segunda chamada, no dia 28 de março.

Já as inscrições no Fies vão de 14 a 17 de março e o resultado da chamada única será divulgado no dia 21 de março.

Em todos os processos seletivos, a classificação é realizada com base na nota obtida no Enem de 2022, mas para o Prouni também serão válidas as notas obtidas no exame de 2021. Para o Fies, quem participou de uma das edições do Enem, a partir de 2010 até a mais recente, poderá se inscrever.

O resultado do Enem de 2022 será divulgado em fevereiro de 2023.

Segundo o Ministério da Educação, os editais de cada um dos processos seletivos serão publicados em janeiro. Os documentos vão detalhar os cronogramas completos e as regras de cada processo seletivo. A quantidade de vagas para a primeira edição de 2023 do Sisu, Prouni e Fies também vai ser divulgada em datas próximas da abertura das inscrições.

As inscrições para os três processos seletivos são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no portal Acesso Único.

Outros editais
O Ministério da Educação publicou, ainda, dois editais referentes a processos seletivos envolvendo instituições de ensino superior. O primeiro traz o cronograma e os procedimentos relativos à adesão, à renovação da adesão pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e à emissão de Termo Aditivo ao processo seletivo do Prouni referente ao primeiro semestre de 2023.

Já o segundo torna público o cronograma e os demais procedimentos sobre o processo de emissão do Termo de Participação pelas mantenedoras de IES ao processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2023.