×

Maceió

MEC aprova Mestrado Profissional para o CESMAC

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – órgão vinculado à Presidência da República – aprovou o Mestrado Profissional de Pesquisa em Saúde para o Centro Universitário CESMAC. Todos os interessados, que devem ser graduados em áreas da Saúde (veja relação abaixo) devem se inscrever, a partir de 1º de dezembro a 30 de janeiro de 2012, pelo endereço eletrônico http:// posgraducao.cesmac.com.br.

Serão oferecidas 20 vagas. As inscrições custam 130 reais e o curso terá duração de dois anos, com aulas quinzenais, às sextas-feiras e sábados, totalizando 32h/a mensais. A coordenadora e vice-coordenadora do curso são as professoras doutoras Isabel Porto e Sônia Ferreira, respectivamente.

“Estar oferecendo à sociedade alagoana um curso de mestrado – o primeiro do Estado em Instituição – particular representa posição de liderança importante para nossa IES”, destacou a coordenadora geral do Núcleo de Pós-graduação do CESMAC, professora doutora Enaura Quixabeira.

O curso será ministrado no novo prédio de pós-graduação do CESMAC, que conta com área de pesquisa, salas de aula e atendimento, e fica localizado à Rua Cônego Machado, 825, Farol. Informações sobre disciplinas e valores no site do CESMAC, a partir do dezembro. Mais informações pelo telefone 3215-5021.

Portaria: Cumpre-nos informar que o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES, em sua 130ª reunião, realiza de 24 a 27 de outubro de 2011, após apreciação de parecer da consultoria científica externa, recomendou o Curso de Pós-Graduação em Pesquisa em Saúde, nível de Mestrado Profissional, dessa Instituição, atribuindo-lhe a nota 3. Conforme o estabelecido pela Portaria Ministerial nº. 2264, de 19 de dezembro de 1997, essa nota deverá vigorar até a homologação dos resultados da próxima avaliação trimestral a ser realizada pela Capes, da qual o curso fará parte.

CESMAC em processo de migração para o MEC

Até o mês de novembro deste ano, o CESMAC estava vinculado ao sistema estadual de educação. Apenas o Conselho Estadual de Educação tinha competência para avaliar os cursos do CESMAC. O ENADE é apenas uma etapa do processo de avaliação, sendo parte integrante do SINAES. Os cursos do CESMAC submeteram-se ao ENADE por solicitação do próprio Conselho Estadual de Educação.

As instituições de ensino superior que tiveram seus nomes divulgados na última lista do MEC completaram o processo de avaliação, ou seja, receberam as visitas in loco dos avaliadores do Ministério da Educação. Por estar vinculado ao Conselho Estadual de Educação, o CESMAC não recebeu essas visitas. Dessa forma, o processo de avaliação não se completou em relação ao CESMAC, uma vez que a Instituição estava vinculada ao sistema estadual de ensino, como ocorre com inúmeras outras instituições do país.

Por solicitação do MEC, o CESMAC está migrando para o Sistema Federal de Educação Superior. Isso significa que a Instituição passará, a partir de agora (e somente a partir de agora), para a jurisdição federal. A nota divulgada na imprensa diz respeito à avaliação geral dos alunos no ENADE, mas as condições de funcionamento dos cursos, titulação do corpo docente, biblioteca, projeto pedagógico etc., não foram, ainda, avaliados em relação ao CESMAC.

Somente após a migração do CESMAC para o sistema federal é que se terá o real conceito da Instituição. O MEC sequer tem em sua base de dados todas as informações relacionadas à Instituição e nem poderia tê-las, pois a instituição vinculava-se ao Conselho Estadual de Educação. Até então, todos os cursos criados, nestes 38 anos, foram devidamente aprovados pelo Conselho.

O CESMAC É A ÚNICA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA DE ALAGOAS QUE TEM CURSO DE MESTRADO APROVADO PELO MEC

E mais…

P teve 5 cursos de saúde com NOTA 3 no ENADE 2010/2011;

P que o curso de Turismo recebeu NOTA 4 no ENADE 2009/2010;

P que oferta 250 bolsas de iniciação científica, em parceria com a FAPEAL e o CNPq;

P que professores da Instituição foram selecionados para o Doutorado na França;

P que um ex-aluno de Odontologia foi premiado em evento nos Estados Unidos,o único representante do Brasil;

P que segunda turma de Mestrado em Educação,em parceria com a UNICID.

Cursos avaliados com notas 3 e 4 pelo ENADE

Enfermagem

Farmácia

Fisioterapia

Medicina Veterinária

Odontologia

Turismo

Cursos Estrelados pela Editora Abril

Pedagogia – 4 estrelas

Biomedicina – 3 estrelas

Nutrição – 3 estrelas

Turismo – 3 estrelas