×

Brasil/Mundo

MDS e coordenadores estaduais do Bolsa Família fazem balanço das atividades do ano

Os coordenadores estaduais do Bolsa Família participam, em Brasília, do encontro nacional de balanço das atividades do programa neste ano. A gestão das condicionalidades de educação e saúde e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal estão entre os temas que constam da agenda de debates dos representantes dos estados e da equipe do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Este foi um ano de grande aproximação entre a gestão nacional do programa e as coordenações estaduais, avalia o secretário nacional de Renda de Cidadania, Luís Henrique Paiva. “O Bolsa Família está presente em todos os municípios, e as coordenações estaduais têm um papel relevante na gestão do programa. Por isso, é preciso dar às coordenações estaduais os instrumentos necessários para que tenham capacidade de ajudar os municípios.”

De acordo com coordenadora do Bolsa Família em Mato Grosso do Sul, Maria Aparecida Melo, a reunião permite a troca de experiências com os outros estados e serve para avaliar a política de transferência de renda. O encontro, assinala, também é uma oportunidade para somar esforços e fortalecer a articulação com a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc).

Ao longo do ano, o MDS promoveu quatro encontros regionais com os coordenadores estaduais do programa de transferência de renda, que beneficia 13,7 milhões de famílias.

O encontro nacional começou nessa quarta-feira (21) e termina nesta sexta-feira (23), na Escola de Administração Fazendária (Esaf).