×

Negócios/Economia

MDIC faz técnica ao Arranjo Produtivo Local de Móveis em Maceió e Entorno

Técnicos do órgão vão realizar uma visita às empresas do grupo

O sistema de gestão adotado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis Maceió e Entorno servirá como modelo para um programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Técnicos do órgão vão realizar uma visita às empresas do grupo na próxima terça-feira, 24, para analisar a situação delas e conhecer como funcionam.

O programa nasceu dentro do Grupo de Trabalho de Extensão Industrial, de Gestão e Tecnologia, do MDIC, e busca convergências entre as iniciativas existentes, com o objetivo de aumentar a eficiência e a eficácia dos resultados obtidos nas empresas. A equipe desenhou um modelo de integração e propôs testar tal metodologia em alguns APLs.

O grupo de trabalho é composto pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), SEBRAE, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), CNI/SENAI, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Ministério de Minas e Energia (MME) e Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Durante o encontro, os técnicos do MDIC vão avaliar o APL Móveis Maceió e Entorno, sondar o número de empresas que são atendidas pelo arranjo, se há interesse em participar do programa e validar se o grupo corresponde a todos os critérios para fazer parte da iniciativa. Na programação, está agendada uma reunião com a governança local e visita a três empresas.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, o momento é uma oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo feito para fomentar o APL e como os empreendedores desenvolveram seus negócios por meio de capacitações e outras atividades de assistência.

“A escolha do arranjo é um dos termômetros para os bons resultados obtidos durante as ações da Sedetur e do Sebrae junto aos APLs. Ficamos muitos felizes com essa possibilidade. Além disso, os empreendedores poderão melhorar ainda mais a gestão das empresas e aperfeiçoar a integração entre eles”, explica Giselle Mascarenhas.

O APL Móveis Maceió e Entorno integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com o Sebrae.