As matrículas para os cursos profissionalizantes ofertados no Programa de Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) terminam no próximo dia 30. Para quem já se inscreveu, as aulas têm início já na próxima quarta-feira (23). O programa é destinado a pessoas com idade entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever e que não conseguiram concluir o ensino fundamental.
Para garantir a vaga é necessário entregar, nos polos de matrícula de cada município, a seguinte documentação: cópia e original de identidade, CPF, comprovante de residência e declaração de escolaridade. Aqueles que não possuem CPF podem apresentar o documento de Número de Identificação Social (NIS) no ato da inscrição. Os candidatos devem, preferencialmente, procurar os polos de inscrição durante o dia.
O objetivo do Projovem Urbano é garantir a esses jovens ações de elevação de escolaridade, na forma de curso, qualificação profissional e participação cidadã. As capacitações têm duração de 18 meses e o participante sai com o ensino fundamental completo, além de um curso profissionalizante.
O gerente de Desenvolvimento das Práticas Pedagógicas da SEE, Jair Porto,enfatiza que o Projovem Urbano é mais uma oportunidade que a Educação Estadual oferece para reduzir os índices de jovens com mais de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental, ajudando-os a se inserir no mercado de trabalho.
“A cada dia que passa, o mercado exige mais dos profissionais, por isso é importante fazer uma qualificação e se preparar para as oportunidades”, orienta Jair. “É importante que o interessado não perca o prazo e não deixe para se matricular no programa depois do dia 30. O sistema de matrícula é on-line e nós temos que obedecer ao cronograma”, alerta o gerente.
A SEE está implantando o programa pela primeira vez e a meta é atender a 2.500 pessoas, distribuídas em 13 municípios alagoanos. Do número total de vagas disponíveis, 100 são destinados ao Sistema Prisional, que serão ofertadas em Maceió.
