A matrícula de alunos novatos na rede estadual para o ano letivo de 2014 iniciou nesta segunda-feira (20). Os candidatos, inscritos por meio do sistema online têm até a próxima sexta-feira (24) para entregar a documentação necessária e garantir a sua vaga na escola. Para saber em qual unidade vai estudar, o candidato deve acessar o site www.matriculaonline.al.gov.br e verificar o dia e horário agendados para a entrega da documentação.
No ato da matrícula, os pretendentes devem comparecer às respectivas escolas aos quais foram designados munidos dos documentos originais e cópias da certidão de nascimento/casamento ou carteira de identidade, CPF, histórico escolar ou declaração da última unidade de ensino em que estudou, comprovante de residência e uma foto 3×4. No caso de alunos com idade inferior a 18 anos, é necessária a apresentação da carteira de identidade e CPF do responsável legal. Também é exigido laudo comprobatório caso o aluno apresente alguma deficiência.
Quem perder o dia do seu agendamento, ainda poderá se dirigir à escola para confirmar a matrículas até sexta-feira. Já os que não conseguiram se cadastrar na matrícula online, mas desejam estudar na rede estadual, a orientação é que os mesmos procurem a unidade de ensino almejada a partir da próxima semana para ver se esta ainda possui vagas. “A rede pública tem vaga para todas as demandas e ninguém fica sem estudar”, garante o diretor de Apoio à Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Artur Ferreira.
Para aqueles que foram alocados em unidades distantes de sua residência, a secretaria oferece transporte escolar. “No ato da matrícula, o estudante terá que informar que deseja ser inserido no transporte escolar. A secretaria oferta ônibus para os alunos da parte alta de Maceió estudarem no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas, o Cepa, enquanto os estudantes do litoral norte vão para as unidades de ensino do Poço e Jatiúca”, explica Artur.
Segundo a previsão da SEE, cerca de 80% das escolas da rede estadual iniciam o ano letivo 2014 já em fevereiro.
Cepa
Nas escolas do Cepa, maior complexo educacional da rede pública estadual, a movimentação foi intensa. Mãe de uma garota de 11 anos, Kátia Soares garantiu uma vaga para o 6º ano matutino na Escola Estadual José da Silveira Camerino. Para ela, o sistema de reservas trouxe facilidade no ato da matrícula.
“Minha filha já estudava em outra escola do Cepa, mas que só oferta até o 5º ano. Todo o processo foi muito rápido e é muito bom garantir que ela continue estudando aqui no complexo”, destaca.
Números
O processo de pré-matrícula online para alunos novatos na rede estadual contabilizou 22.276 inscritos e foi disponibilizada aos estudantes do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental; 1º série do Ensino Médio; 1º ao 5º períodos do turno diurno e 1º ao 6º período noturno do Ensino Fundamental, além do 1º período do Ensino Médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Foram contemplados com a matrícula online os municípios deÁgua Branca, Arapiraca, Atalaia, Barra de São Miguel, Batalha, Branquinha, Cacimbinhas, Campo Alegre, Capela, Chã Preta, Coité do Noia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Feira Grande, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Joaquim Gomes, Junqueiro, Maceió, Major Izidoro, Maravilha, Matriz de Camaragibe, Minador do Negrão, Novo Lino, Olho D'Água das Flores, Olho D'Água do Casado, Olivença, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Brás, São José da Laje, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Satuba, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.