×

Alagoas

Matrícula unificada é apresentada a escolas da rede estadual

O auditório da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte ficou lotado na manhã desta segunda-feira, 11. Diretores das 106 escolas da rede estadual, localizadas em Maceió, foram informados sobre o reordenamento da rede estadual a partir da matrícula unificada com a rede municipal.

A reorganização da rede escolar implica em uma permuta de alunos, cessão de servidores e de prédios, além de calendário escolar único, com o início das aulas já definido para o dia 1º de março. A matrícula para alunos novos será efetivada no período de 25 a 29 deste mês.

Na abertura da reunião, que também contou com a participação de coordenadores e técnicos das quatro Coordenadorias Regionais de Ensino (CREs), o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Rogério Teófilo, destacou a importância da participação dos diretores no processo de unificação da matrícula.

“É imprescindível o compromisso e o empenho de cada gestor nesse processo, para que consigamos dar uma maior dinâmica na reestruturação da escola e, consequentemente, na valorização do ensino público”, enfatizou o secretário.

Nesse sentido, Rogério Teófilo informou que foi fechado convênio com a Fundação Ayrton Senna para trabalhar, junto aos professores, metodologias na redução da distorção idade-série em alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, como também com a Fundação Roberto Marinho, direcionado aos alunos do Ensino Médio.
“São investimentos feitos por meio do Programa Geração Saber, que entendemos ser de grande relevância para melhorar a performance dos nossos alunos já a partir deste ano letivo”, explicou.

Paralelamente a essas ações, o secretário Rogério Teófilo anunciou que em duas semanas o Governo deve publicar portaria que autoriza a chamada dos monitores aprovados em processo seletivo realizado no final do ano passado. “É a nossa única alternativa, até que o Estado possa realizar concurso público sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal”, lembra o secretário, que está otimista com esse novo momento que vive a Educação, com a execução do regime de colaboração com os municípios.

O superintendente de Gestão da Educação Básica, professor Neilton Nunes, afirmou que os gestores devem estar atentos ao cumprimento da portaria, publicada no Diário Oficial do dia 4 de janeiro, pois nada deverá ser feito à revelia do que estabelece esse documento.

O diretor da Escola Estadual Geraldo Melo, localizada no Conjunto Graciliano Ramos, o professor Nilson Júnior disse acreditar nessa ação de Governo. “Temos que dar as mãos, trabalhar conjuntamente para oferecer um serviço de qualidade à população. O Programa Geração Saber fortalece os instrumentos que levarão a essa qualidade e à autonomia da escola”, sentenciou.

Matrícula de novatos – Para a matrícula dos alunos novatos, que acontece no período de 25 a 29 deste mês, o responsável ou aluno de maior idade deverá apresentar cópia e original das certidões de nascimento ou casamento; cópia e original do histórico escolar ou declaração, em caso de transferência; ficha individual, quando se tratar de transferência no decorrer do ano letivo; cópia e original da Carteira de Identidade, para maiores de idade; 2 fotos 3×4; Carteira de Vacinação atualizada, para os alunos do 1º ao 5º ano e parecer descritivo dos alunos concluintes do 5º ano do Ensino Fundamental.