A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) recebeu a certificação do programa Método Mãe Canguru. Com o reconhecimento do Ministério da Saúde, a Unidade passa a receber R$90 mil por mês para implementação de melhorias do programa. O descerramento da placa de certificação acontece nesta quarta-feira, 17, às 7h30 na maternidade.
A unidade realizou, de 2013 até o momento, mais de 26 mil atendimentos. Destinada a pacientes com gravidez de alto risco, a MNSL realiza, principalmente, tratamento intensivo de bebês com problemas congênitos ou com prematuridade significativa das funções respiratórias, renais, hepáticas, nutricionais e cognitivas.
A maternidade também comemorará também seus sete anos de funcionamento. Gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a maternidade realizou 16.969 partos de 2009 até outubro de 2014.
Método Canguru
O Método Mãe Canguru é uma forma de atenção que incentiva e valoriza a presença e a participação da mãe e da família na unidade neonatal. Tem um papel importante para assegurar a saúde do bebê de baixo peso após a alta hospitalar, tanto pela oportunidade de fortalecimento do vínculo afetivo que oferece, como pelas altas taxas de amamentação que proporciona. O objetivo é estabelecer maior apego, segurança, incentivo ao aleitamento materno e melhor desenvolvimento da criança.
O tratamento para esses bebês inclui o uso de monitores, ventiladores artificiais, oxigênio, antibióticos, medidas de manutenção do equilíbrio metabólico e volêmico. Inclui também o uso de alimentação parenteral ou enteral, por sonda ou via oral preferencialmente com o leite materno ou fórmula infantil em situações especiais, desinfecção dos equipamentos e lavagem adequada das mãos, entre outros.
Serviço:
O quê – Maternidade recebe certificação do programa Método Mãe Canguru do ministério da Saúde
Quando- Nesta quarta-feira, 17, às 7h30
Onde- Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, situada à Rua Tancredo Neves, s/n.
