×

Sergipe

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes discute indicadores da qualidade neonatal do 1º quadrimestre

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência estadual em partos de alto risco, promoveu uma oficina para discutir os principais indicadores da Estratégia Qualineo no 1º quadrimestre de 2024 na maternidade. Os objetivos dessa estratégia, criada pelo Ministério da Saúde, são reduzir a mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção aos recém-nascidos nas maternidades.

No 1º quadrimestre deste ano, foram admitidos 470 recém-nascidos na Unidade Neonatal da MNSL, que engloba a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco) e a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca). “A importância dessa reunião foi trazer e discutir os dados e os indicadores que são produzidos nessas unidades, com o intuito de fortalecer a qualidade no cuidado neonatal e a qualidade dos processos assistenciais”, explicou a superintendente da MNSL, Lourivânia Prado.

De acordo com a responsável técnica do Qualineo, que integra o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da MNSL, a enfermeira Monique Daniela Cabral, a maternidade participa ativamente da Estratégia do Qualineo desde 2017 e visa monitorar as ações da assistência para, cada vez mais, melhorar os processos assistenciais, ou seja, qualificar sempre a assistência que presta aos recém-nascidos.

“Não só serviu para que nós analisássemos os dados, mas principalmente, para que tivéssemos a visão de processos de melhorias que terão impacto na qualidade e na redução da mortalidade e comorbidades no período neonatal”, informou Monique.

A reunião foi voltada para o grupo de gestores da maternidade e membros da equipe assistencial. “Porque são eles que estão desenvolvendo as práticas assistenciais e fazem parte de todo o processo”, acrescentou a coordenadora do NQSP, Kátia Leal.

Por Agência Sergipe