×

Sergipe

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes celebra o dia de sensibilização do Método Canguru

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), referência estadual em partos de alto risco, celebra neste 15 de maio o Dia Internacional de Sensibilização do Método Canguru. Diversas atividades como palestras e atividades lúdicas foram realizadas para enfatizar a importância do contato pele a pele entre as mães e os bebês.

O Método Canguru consiste em um modelo de assistência humanizada, que garante a qualidade do cuidado para o bebê, os pais e a família. A MNSL é o Centro Estadual de Referência para o Método Canguru e é ligado ao Centro Nacional de Referência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.

De acordo com a tutora do Método Canguru na MNSL, a enfermeira neonatologista Amanda Andrade, existem diversos benefícios para os bebês prematuros em utilizar esse método desde o primeiro dia de nascimento. “Ajuda no desenvolvimento físico e emocional do bebê, reduz o estresse, estabiliza o batimento cardíaco, a oxigenação e a temperatura corporal, favorece o aleitamento materno, aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê, e também entre o pai e o bebê, pois ele pode e deve participar desse momento, e ainda ajuda a reduzir os riscos de infecções que geralmente um bebê prematuro pode ter”, informou Amanda.

Para marcar o dia internacional de sensibilização do Método Canguru, a MNSL realizou atividades lúdicas sobre o método, palestras com as psicólogas da maternidade sobre os desafios das mães de prematuros e o contato pele a pele precoce com as equipes assistenciais, além da afixação de mural com fotos das mães e bebês Cangurus no corredor da maternidade. Na oportunidade, foi realizado também o Diário de Bordo Canguru, que é a entrega de um kit com caderno e canetinhas coloridas para que as mães cangurus possam escrever todos os momentos delas na maternidade com os seus bebês.

Para Adicleide dos Santos, de 25 anos, natural de Feira Nova, mãe dos gêmeos prematuros Henry Vinícius e Maya Sophia, foi muito bom utilizar o Método Canguru. “Fui muito bem atendida nesta maternidade desde que entrei com 25 semanas de gestação e meus bebês nasceram com 31 semanas. Estou sempre com os meus filhos no contato pele a pele e acho incrível como eles se acalmam”, disse.

Cuidado progressivo

O Método Canguru é aplicado em um cuidado progressivo em suas três etapas. A primeira etapa é realizada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco), a segunda etapa ocorre na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca). “A terceira é a etapa de seguimento compartilhado após a alta hospitalar entre a equipe da MNSL, por meio do Ambulatório de Seguimento (antigo Follow-up), e a equipe de Atenção Primária à Saúde do território em que a família reside”, explicou a tutora do Método Canguru na MNSL, Amanda Andrade.

Por Agência Sergipe