Após entendimentos mantidos na última sexta-feira (15), entre representantes da secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Vanilo Soares, da Secretaria de Saúde do Município de Maceió, André Born, o diretor do Hospital Universitário (HU), Paulo Teixeira, garantiu retomar o atendimento às gestantes e crianças de alto risco a partir de amanhã (19), tanto na Maternidade como em sua UTI Neonatal. Também nesta terça-feira, gestores municipais devem realizar reunião de avaliação com a Sesau, SMS, HU e Santa Mônica.
Os entendimentos, explicou o superintende de Atenção à Saúde, Vanilo Soares, avançaram no sentido de transferir crianças com suspeitas de infecção para outras áreas da unidade até receberem alta médica. Enquanto isso, o município de Maceió estará disponibilizando pediatras para ajudar no tratamento dos bebês.
Ainda de acordo com Soares, os técnicos da Vigilância Sanitária estadual e municipal, que realizaram inspeções no HU constataram a necessidade de pequenas adequações físicas e melhorias nos procedimentos de fluxo. Já o atendimento as gestantes de médio e baixo risco ocorrem normalmente na rede básica e maternidades conveniadas.
“Diferente do que está publicado na imprensa, não existe nenhuma confirmação de que as mortes registradas no Hospital Universitário tenham sido provocadas pela bactéria Acinectobacter baumannii. Ainda não sabemos de onde partiu essa informação. Nosso objetivo é normalizar a assistência no HU e equilibrar o Sistema”, esclareceu o superintendente.
Para garantir que as definições tomadas em comum acordo na última sexta-feira sejam cumpridas, os gestores e técnicos elaboraram um documento pontuando medidas, competências e responsabilidade para assegurar a normalidade da assistência às gestantes, inclusive antes do feriadão de Semana Santa.
Também estavam presentes, representantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e Maternidade Escola Santa Mônica.