×

Alagoas

Matadouro de Igreja Nova também é fechado pela Fiscalização Preventiva Integrada

Blitz esteve visitando o município de Igreja Nova e lacrou o matadouro local

Depois de passar por Penedo, a Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco (FPI), uma espécie de força-tarefa em defesa do “Velho Chico”, esteve visitando o município de Igreja Nova, nesta quinta-feira (22).

A operação, que conta com a participação de técnicos de diferentes órgãos ligados ao Meio Ambiente, além de policiais militares e a Marinha, tem como objetivo avaliar e atuar contra os impactos da degradação ambiental na região da bacia hidrográfica do São Francisco.

Após visitar a cidade ribeirinha, a fiscalização segue para os municípios de Igreja Nova, Porto Real do Colégio, São Braz e Olho D'água Grande. A ação segue até o dia 30 de maio, quando será realizada uma audiência pública no teatro Sete de Setembro, na cidade de Penedo, para apresentar os resultados do trabalho.

A FPI visa colaborar com o processo de recuperação da bacia hidrográfica, inibindo a degradação provocada pelo poder público e pela iniciativa privada na região. Serão objetos de fiscalização nos municípios serviços como esgotamento sanitário, abastecimento de água, gerenciamento de resíduos sólidos, abatimento irregular de animais e desmatamento nas margens do rio.

Em Penedo

Na última segunda-feira (17), a blitz da FPI fiscalizou vários locais em Penedo, também alvo de denúncias. Na operação, após detectar irregularidades, o matadouro público foi lacrado. Devendo só abrir mediante apresentação de um projeto técnico envolvendo os órgãos da operação. O que pode ocorrer se aprovado através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).