Marx falou com o repórter Rafael Medeiros da Penedo FM
Em recente entrevista o Ministro do Turismo Marx Beltrão lembrou que o ano de 2016 foi especialmente importante para o turismo do Brasil com a realização da Olimpíada, o maior evento esportivo do planeta. Para colocar de pé um megaevento como este, que atraiu olhares de mais de 3,5 bilhões de telespectadores de todo o mundo, o Brasil investiu na melhoria de infraestrutura, qualificação de mão-de-obra e promoção de seus destinos. E o Ministério do Turismo teve uma participação fundamental nesse processo. “Conseguimos enfrentar os problemas sem jogá-los para baixo do tapete. O Brasil é um país lindo, de cenários deslumbrantes e um povo muito acolhedor. Tenho certeza que avançamos e continuaremos na luta para transformar o Brasil em um dos melhores países do mundo para morar e para visitar”, afirmou Marx.
Em relação aos destaques que podemos fazer no Ministério do Turismo no ano de 2016, Marx afirma que sem sombra de dúvidas a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram o ápice do ano. Ele lembra que a megaexposição começou meses antes, com o revezamento da tocha olímpica pelo Brasil. A chama visitou mais de 300 cidades brasileiras. Foi a oportunidade para nacionalizar os ganhos de imagem e promover os destinos, além do Rio de Janeiro. No Tour da Tocha, foi realizada uma chamada pública para definir os cinco roteiros beneficiados com presstrips ( viagens de cortesia organizadas para operadores turísticos, para que possam viver a experiência de um destino turístico), um para cada região do país.
“Levamos jornalistas e blogueiros para conhecer roteiros especiais, com experiências únicas. Além das presstrips, nossa equipe de comunicação visitou 23 destinos que receberam a chama olímpica e produziu conteúdo multimídia para promoção dos destinos. No Rio de Janeiro, sede dos Jogos, o Ministério qualificou a mão de obra local, quiosqueiros, barraqueiros, atendentes de pousadas e hostels. Investimos na melhoria do receptivo turístico e o resultado não poderia ser outro: mais de 95% dos turistas elogiaram nossa hospitalidade”, declarou o Ministro.
Falando em relação ao que se pode esperar para 2017, Marx Beltrão enfatizou que ainda há muito espaço para crescer, lembrando que o Brasil é o primeiro do mundo em recursos naturais e oitavo em recursos culturais pelo Fórum Econômico Mundial. No entanto garante que para conseguir atrair mais visitantes precisa avançar em gargalos históricos do setor. “Estive com o presidente Michel Temer e conversamos sobre um pacote de medidas para destravar o setor, atraindo mais turistas e, consequentemente, gerando mais empregos e renda para o país. Ele deu carta branca para tocarmos o processo, que tem pautas importantes inclusive em parceria com outros ministérios. Vamos fazer as conversas que devem ser feitas para afinar os projetos e lançar o mais rápido possível. Acredito que, com o pacote, entraremos em uma nova fase do turismo nacional”, finalizou Marx Beltrão.
