Em virtude das comemorações alusivas aos 121 anos da Proclamação da República, a capital de Alagoas voltou a ser Marechal Deodoro, nesta segunda-feira, 15 de novembro. Logo no início da solenidade, o governador do Estado em exercício, José Wanderley Neto, transmitiu o cargo para o governador Teotonio Vilela Filho.
Eu seu discurso, Wanderley destacou a importância da cidade de Marechal Deodoro para a história de República brasileira e o trabalho desenvolvido pelo governador reeleito. “Estamos em uma nova era de como tratar a coisa pública. Resumimos a quantidade de secretarias de 47 para 17 sempre focados em fazer a coisa certa, com honestidade, respeito, responsabilidade e fidalgia no relacionamento com os prefeitos. Tenho o privilégio de ver de perto este novo conceito de fazer política e de gerir a coisa pública”, afirmou.
O governador Teotonio Vilela informou que existe um projeto, que transfere todos os dias 15 de novembro, a sede do Governo para Marechal Deodoro. O projeto, segundo o governador, deverá ser enviado a Assembleia Legislativa para apreciação dos deputados. “A transferência do Poder Executivo alagoano para Marechal demonstra a importância desta cidade para o país. Temos aqui, várias obras do Governo do Estado em andamento, já que além de tudo, Marechal possui uma importância turística muito grande para o Estado de Alagoas”, afirmou.
O prefeito de Marechal, Cristiano Matheus, também destacou a história da cidade no âmbito nacional e agradeceu ao governador do Estado por tudo que tem feito para o desenvolvimento da cidade berço do proclamador da república brasileira. Matheus entregou ao governador, uma pasta contendo 15 reivindicações para a cidade e o parabenizou por sua reeleição. “Nas gestões anteriores quase nada era comemorado nesta data, mas o governador mudou isso quando vem prestigiando a data cívica, importante para Alagoas e o país”, disse.
Programação – logo às 8 horas aconteceu o hasteamento das bandeiras, em seguida houve a solenidade da transferência do governo e logo após, o desfile cívico com a apresentação de uma banda de fanfarra
Além da programação oficial, o Instituto de Identificação, o Procon (ligado à Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos), e as secretarias de Estado da Saúde, e de Assistência Social, estão realizando ações de cidadania durante todo o dia como a realização de casamentos comunitários, emissão de certidões de nascimento e RG, e ações educativas e recreativas na área de saúde.
Ainda hoje, a partir das 17 horas, haverá a entrega da Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca que homenageará brasileiros e estrangeiros que contribuíram no processo de consolidação da democracia social do país.
Os dez agraciados deste ano são: o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Jaime Lustosa de Altavila; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares Mendes; o senador da República por Alagoas, João Tenório; o maestro Florentino Dias; a esposa de Aurélio Buarque de Hollanda, Marina Baird Ferreira; o comandante do 59º Batalhão de Infantaria motorizado, coronel Pinto Sampaio; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; a reitora da Uncisal, Rosângela Wyszomirsrka; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell; e o jurista, Roberto Rosas.
Em Maceió, às 20h, acontece a solenidade em comemoração aos 100 anos do Teatro Deodoro, evento que encerra as festividades do dia.