O município de Marechal Deodoro será contemplado com um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine/AL) nos próximos 30 dias. O Acordo de Cooperação Técnica e Operacional foi assinado na manhã desta terça-feira (15), entre o governador Teotonio Vilela, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Herbert Motta, e o prefeito do município, Cristiano Matheus, durante as festividades comemorativas dos 122 anos da Proclamação da República.
Alagoas conta hoje com 14 postos do Sine/AL, sendo cinco na capital e nove no interior do Estado, onde atende a toda população alagoana com cadastro para oportunidades de emprego através do sistema Sigaweb, do Ministério do Trabalho, que atua com uma base de dados nacional.
“Só de junho a novembro deste ano, mais de mil pessoas de Marechal Deodoro procuraram a sede do Sine/AL, em Jaraguá, portanto, nada mais justo do que os deodorenses serem contemplados com um posto, que vai facilitar a busca por oportunidades de emprego e ainda contar com a habilitação do seguro desemprego e emissão da Carteira de Trabalho. Nos últimos 12 meses o município foi o que mais gerou empregos, com mais de 3 mil, ultrapassando Arapiraca”, afirmou o secretário.
Herbert Motta lembrou ainda que o grande empreendimento gerador de empregos, que é o polo industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, também é responsável pela atração de novas empresas e postos de trabalho em Alagoas.
“Não só o polo de Marechal, mas a vinda do estaleiro Eisa, do qual tenho a certeza de sua implantação, vai gerar cerca de 30 mil empregos diretos e mais uns 10 mil indiretos. Este grande empreendimento vai ser um grande marco para a economia alagoana. Em Alagoas são cerca de 150 mil pessoas sem ocupação, então toda empresa que se instalar em nosso Estado ainda é pouca. Por isso, temos que unir forças para trazer o estaleiro”, reforçou Motta.
Qualifica Alagoas
Marechal Deodoro é um dos municípios beneficiados com o programa Qualifica Alagoas e duas turmas de 40 alunos estão aprendendo e serão qualificados para as profissões de operador de eletromecânica e operador de máquina. As aulas estão acontecendo na Escola Municipal Joviniano de Almeida Rosas e sendo executadas pela empresa Pró-Cidadania.
