×

Política

Presidente do Conisul e prefeito de Penedo, Marcius Beltrão se reúne em Brasília com representante do Ministério da Saúde

Encontro discutiu plano de trabalho que vai guiar os serviços médicos da região sul de Alagoas

Aconteceu nesta manhã (09), em Brasília, uma reunião entre os representantes do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul), integrantes da bancada federal alagoana e o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Helvécio Miranda de Magalhães Junior. O objetivo foi traçar metas que visam contribuir com a melhoria do atendimento dos mais de 300 mil munícipes, das 11 cidades da Região Sul de Alagoas.

O encontro que durou cerca de duas horas, ocorreu durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que vai até o dia 10 de julho, no Centro de Eventos Ulysses Guimarães, na capital do País. Na oportunidade, foi discutido um plano de trabalho que vai guiar os serviços médicos que serão disponibilizados nos munícipios consorciadas.

O que segundo presidente do Conisul e prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), vai trazer qualidade de vida aos munícipes e desafogar as duas maiores cidades alagoanas, referências em atendimento médico. “Essa foi a nossa primeira reunião com o representante do Ministério da Saúde e, prontamente, Helvécio Miranda se comprometeu em contribuir com o plano de trabalho e disponibilizar recursos que vão beneficiar as cidades da Região Sul de Alagoas”, explicou Beltrão.

Ainda segundo o presidente do consórcio, o aporte será para a compra de equipamentos e custeio. Além do suporte técnico que será ofertado em comum acordo entre os três entes federados. “O secretário do Ministério garantiu que o aporte de recursos vai ser destinado para a compra de equipamentos e custeio. Também ficou decidido que tudo vai funcionar de forma participativa. Onde o Estado e o Governo Federal, vão disponibilizar todo o suporte técnico para que o projeto se torne realidade. Posto em prática, procedimentos médicos disponibilizados apenas em Maceió e Arapiraca, passarão a ser ofertados em outras cidades do interior, integrantes da aliança”, comemorou.

A reunião contou com as presenças do presidente do consórcio e prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT); do vice-presidente e prefeito de Porto Real do Colégio, Sérgio Reis (PP); do prefeito de Igreja Nova, Augusto Souza (PDT); do vice-prefeito, Manoel Mateus (PRTB) e do prefeito de Feliz Deserto, Maykon Beltrão (PMDB). Além do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas; do deputado federal, Renan Filho (PMDB); do suplente de senador, Euclides Mello (PRB), representando o senador Fernando Collor (PTB) e do senador Benedito de Lira (PP).