×

Maceió

“Marcha das Vadias” reúne centenas de pessoas na orla de Maceió

Concentração em frente ao antigo clube Alagoinhas

A Orla de Maceió é o palco, neste domingo (17), da ‘Marcha das Vadias’ (em inglês: slutwalk). A concentração aconteceu em frente ao antigo clube Alagoinhas, na Ponta Verde e segue em passeata até Posto 7, no bairro da Jatiúca. Centenas de pessoas marcham em protesto contra a violência sexual e o preconceito à mulher. A expectativa dos organizadores é que o evento termine por volta das 16h.

O evento já foi organizado em diversos outros Estados da Federação. o protesto já passou por São Paulo, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Londrina, Florianópolis, Curitiba, entre outras cidades. Em Maceió, a articulação para o evento foi feito por estudantes e militantes em prol das causas femininas.

Uma das participantes da marcha, a estudante universitária, Luiza Albuquerque defendeu uma sequencia de movimentos deste porte que visem, de forma democrática, sensibilizar a todos contra a violência praticada contra as mulheres. “São ideias como essa que ganham o mundo e acabam sensibilizando as autoridades competentes”, afirmou.

História

Em fevereiro de 2011, foi a primeira vez que o movimento tomou conta das ruas. A manifestação foi organizada por estudantes da Universidade de Toronto, no Canadá, em protesto contra a declaração de um policial em palestra sobre a segurança naquele campus que as estudantes do sexo feminino deveriam evitar se vestir como “vagabundas” para não serem vítimas de estupro e assédio sexual. 3000 se uniram na marcha, que depois foi adotada em Los Angeles, Chicago, Buenos Aires e Amsterdã.

É um protesto contra a idéia que se divulga de que as mulheres são vítimas de estupro pediram isso devido as suas vestimentas. Muitas mulheres durante a marcha usam roupas provocantes: como blusinhas transparentes, lingerie, saias, salto alto ou apenas o sutiã. É uma forma de repúdio irreverente que visa chamar atenção para a situação da mulher na atualidade, mostrando que o machismo ainda é reproduzido em todas as instâncias sociais.

A primeira Marcha das Vadias no Brasil ocorreu em São Paulo em 4 de junho de 2011, organizada pela publicitária curitibana Madô Lopez.