×

Sergipe

Marcelo Déda transmite cargo de governador ao vice Jackson Barreto

Na manhã desta terça-feira, 4, o governador Marcelo Déda transmitiu seu cargo ao vice-governador Jackson Barreto. Nos próximos 14 dias, o governador estará na Itália participando da Confederação da Indústria da Itália e de reunião com o Fundo de Investimento de Desenvolvimento Agrícola (Fida). O ato foi formalizado em solenidade ocorrida no auditório do Palácio dos Despachos, onde estavam presentes diversos secretários de Estado e parlamentares.

Durante a cerimônia, Marcelo Déda fez questão de declarar que a transmissão de cargo é natural no executivo estadual e que o Estado estará em boas mãos “Viajo tranquilo, porque sei que Jackson Barreto de Lima conduzirá o Estado com abertura para o diálogo, compromisso com as metas de Governo e lealdade”, disse.

Jackson Barreto também deixou claro que o ato de transferência de posse deve ser feito de forma tranquila e com responsabilidade. “Tocaremos o Governo em seu ritmo normal, harmoniosamente com todos os setores da administração”, discursou Jackson Barreto.

Importância da viagem

O governador esclareceu que a viagem visa apresentar as oportunidades de negócios em Sergipe, divulgando o crescimento econômico do Estado a possíveis investidores internacionais. “Iremos cumprir duas tarefas, a primeira delas é o convite de um grupo empresarial brasileiro que articula investidores nacionais e estrangeiros para participar de um seminário Brasil-Itália, que vai examinar oportunidades econômicas nos dois países. Nossa tarefa é levar as vantagens em se investir no nosso Estado e, a partir disso, atrair investimentos europeus, italianos, geração de novos empreendimentos para nosso Estado”, declarou. O governador sergipano estará acompanhado dos governadores da Bahia, Jaques Vagner, de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Goiás, Marcondes Perillo.

Marcelo Déda ressaltou ainda que a crise econômica, a qual atravessa países europeus como Portugal e Grécia, dá visibilidade a países emergentes com mercados consumidores em expansão, a exemplo do Brasil. “O interesse de investidores americanos e europeus no Brasil é imenso, porque o país tem conseguido ser uma das mais promissoras economias emergentes. Então, oportunidades de mostrar a investidores internacionais as possibilidades da economia brasileira e sergipana devem sempre que ser aproveitadas. Esses investidores estão procurando mercados consumidores em expansão”, explicou o chefe do executivo estadual, acrescentando que “o mercado nordestino está se tornando cada vez mais competitivo para atrair mais investimentos, seja pelo seu mercado, ou pela vantagem em produzir com incentivos fiscais”, declarou.

Fida

No decorrer da viagem, o governador Marcelo Déda se reunirá também com representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), uma das agências das Nações Unidas. Criado 1977, o Fida fornece financiamentos para programas destinados a promover o avanço econômico dos países com altos índices de pobreza rural, principalmente através do melhoramento da produtividade agrícola.

O encontro ocorrerá na próxima quarta-feira, 12, na qual será acertada a captação de financiamento de U$16 milhões para o projeto Dom Távora. “Vamos contratar um suporte de U$ 16 milhões para o projeto Dom Távora, que objetiva qualificar e preparar o agricultor familiar para uma inserção mais ativa no mercado. Este é um projeto de U$ 20 milhões, sendo que U$ 4 milhões é contrapartida do Estado”, informou.

Marcelo Déda explicou que o programa Dom Távora visa qualificar o agricultor familiar para que ele possa administrar, com mais eficiência, sua propriedade, aumentando, assim, sua produtividade. “Esse programa objetiva preparar o agricultor familiar para lidar com ações de mercado, seja colocando seus produtos nas grandes redes de supermercados, ou participando de feiras”, disse.

Presenças

A solenidade de transmissão de cargo contou com as presenças do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, dos secretários de Estado da Comunicação Social, Carlos Cauê; da Fazenda, João Andrade; de Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior; de Infraestrutura, Valmor Barbosa; de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia; Zeca da Silva; de Cultura, Eloísa Galdino; de Educação, Belivaldo Chagas; de Agricultura, José Sobral; da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social; Eliane Aquino; do Esporte e Lazer, Maurício Pimentel; além do presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, e da presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães.