×

Cultura

Marcelo Calero recebe secretários do Maranhão e do DF

Ministro Calero recebe secretários do Maranhão e do DF

Em uma manhã dedicada a reuniões, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, recebeu, nesta quinta-feira, dia 11, dois secretários estaduais de cultura: do Maranhão, Diego Galdino, e do DF, Guilheme Reis. Em uma delas, analisou o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Maranhão e debateu a participação do MinC na execução das políticas culturais do Distrito Federal.

Maranhão

No primeiro compromisso do dia, o ministro avaliou, juntamente com a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, o superintendente da entidade no Maranhão, Maurício Itapary, e o secretário estadual de cultura (MA), Diego Galdino a situação das obras do PAC em São Luís, entre as quais está a revitalização da Rua Grande, importante avenida de comércio localizada no Centro Histórico da cidade. O ministro afirmou que irá analisar o cronograma das obras do PAC em São Luís para definir quais poderão ser concluídas até o final deste ano.

Durante o encontro, o secretário Galdino solicitou apoio para a restauração dos prédios do programa Faróis do Saber, uma rede estadual de bibliotecas que conta com 117 unidades espalhadas em todo o estado. Em resposta, Calero destacou a intenção do Ministério em implementar a política pública Bibliotecas do Amanhã. “O projeto elaborado pelo MinC prevê a reforma das bibliotecas existentes, a criação de novas unidades vinculadas ao programa Minha Casa, Minha Vida e o apoio às instituições bibliotecárias em funcionamento, com a apresentação de propostas educativas. É interessante pensar em uma forma de inserir os Faróis do Saber dentro desta nova política”, defendeu.

Cultura do Distrito Federal

Em seu segundo compromisso, o ministro Calero recebeu o secretário de Cultura do Distrito Federal, Guilherme Reis, para discutir novas formas de colaboração entre o MinC e o governo local.

Na avaliação de Reis, a reunião com o ministro foi importante para o fortalecimento da relação entre o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura do Distrito Federal. “É fundamental que possa haver uma continuidade na relação federativa entre Brasília e o Governo Federal. Tivemos a oportunidade de discutir o andamento de projetos que estão tramitando dentro do MinC que têm relevância estratégica para o DF, como pontos de cultura, convênios, território criativo, economia da cultura, emendas federais e procedimentos que dependem do ministério”, afirmou.

Outro assunto abordado se refere aos equipamentos culturais, em especial, os que estão localizados na Esplanada dos Ministérios: Teatro Nacional (fechado desde 2013), Conjunto Cultura da República (Museu e Biblioteca Nacional), Panteão da Pátria, Museu da Cidade, Espaço Lúcio Costa entre outros. “Essa é uma tarefa da qual não podemos nos abster e precisamos da participação do MinC para avançar. Como prioridade, a Secretaria de Cultura do GDF irá focar as atividades na reforma do Teatro Nacional e o Conjunto Cultural da República”, explicou.

De acordo com Reis, a secretaria está trabalhando há um ano e meio nesse processo de restauração do Teatro Nacional. “Esta é uma obra muito cara, como vivíamos um momento muito delicado na crise financeira não tivemos condições de levar esse projeto adiante”, disse.

O ministro pediu ao secretário Guilherme Reis uma nova reunião, que deverá ser realizada dentro de duas semanas, para avaliar, com base em documentos e laudos técnicos, a condição dos projetos da secretaria que precisam ser trabalhados com mais urgência. “Vamos estudar uma forma de o Ministério da Cultura contribuir para agilizar a retomada de obras essenciais para o cenário cultural do Distrito Federal”, concluiu Calero.