Cerca de 100 alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental do Centro de Excelência 8 de Julho, localizado no bairro Ponto Novo, em Aracaju, iniciaram na tarde desta quarta-feira, 28, a ‘Maratona de revisões para o Saese’. A ação prevê a realização de quatro aulões-show das disciplinas de matemática e português a serem realizados até o final de outubro, com o objetivo de preparar os estudantes para a avaliação do Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe (Saese) que acontecerá no mês de novembro.
O coordenador pedagógico e responsável pela maratona, Fernando Cabral, explica a dinâmica desta segunda edição do evento. “Os alunos não vêm para aprender algo novo, pois em sala de aula eles já viram todos os conteúdos obrigatórios. Esses aulões servem para prepará-los para que eles se sintam mais confiantes durante a avaliação do Saese. Eu gosto de dizer que este é o nosso ‘Enem do Ensino Fundamental’, com a peculiaridade de que os resultados obtidos na avaliação não trarão benefícios individuais, mas coletivos, para toda a comunidade escolar”, destaca.
Diante dessa estratégia pedagógica, de reunir os alunos para revisar o conteúdo proposto na avaliação do Saese, Fernando Cabral acrescenta que os bons resultados à comunidade escolar são evidentes. “Como a gente começou a primeira edição da maratona no ano passado, já conseguimos identificar bons resultados. Em 2023, nossa média no Saese subiu de 4,3 para 4,7, inclusive a nossa escola ficou com o terceiro lugar em Matemática, dentre as escolas que integram a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA)”, frisa.
A aluna Mariana dos Santos Donizete Bispo comenta que a experiência está sendo muito produtiva. “Eu estou achando tudo muito incrível. O professor é muito inteligente e divertido. O conteúdo está fácil. Eu estou conseguindo relembrar aquilo que havíamos aprendido em sala de aula, mas desta vez com umas dicas legais que o professor está nos passando. Penso que eu estarei mais confiante na hora de realizar a prova”, disse.
Para Kauã Barreto Mendonça Cavalcanti, eventos como este são importantes para encorajar os estudantes. “O professor João Victor é muito inteligente, tem um vocabulário bem amplo, além de ser muito bom no ato de ensinar. Diante disso, eu acredito que a maratona está sendo importante para a formação dos alunos e contribuirá com a nossa preparação para a avaliação do Saese”, finaliza o jovem estudante.
A ‘Maratona de revisões para o Saese’ contará com quatro aulões-shows, sendo dois encontros de matemática, com os João Victor Abdallah e Anselmo Vasconcelos; e dois encontros de português, com os professores Renato Noia e Dicson Soares.
Agência Brasil