×

Alagoas

Maragogi recebe base descentralizada do Samu

José Wanderley Neto destaca que salvar vidas é um gesto nobre

O governador em exercício, José Wanderley Neto, e o secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta, inauguraram, nesta sexta-feira (10), a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) do município de Maragogi.

De acordo com Wanderley Neto, o governo do Estado está empenhado em contribuir com o avanço dos municípios. “A base do Samu irá proporcionar mais segurança em caso de acidentes, com um atendimento ágil e de qualidade. O ato de salvar vida é uma atribuição nobre”, ressaltou.

Herbert Motta destacou que a ação é resultado de mais uma parceria do Estado com os municípios alagoanos. “A cada entrega de uma base descentralizada torna-se um dia especial para mim, porque é um serviço que beneficia a todos com menos tempo de resposta no atendimento. Para população será um grande avanço”, disse Motta.

Ainda segundo o secretário, a região também contará com o Serviço Aeromédico (UTI – Aérea) em casos graves onde a vitima tem que ser encaminhada o mais rápido possível.

Na solenidade, o prefeito Marcos Madeira mostrou-se satisfeito com a inauguração da base, “Essa base nos traz mais segurança, pois nosso município é o segundo polo turístico do Estado. Além da população, iremos proporcionar também aos turistas a tranquilidade de visitar Maragogi. Agora, qualquer problema relacionado à saúde nossa base irá atender. Só temos que agradecer a parceria com o governo do Estado”, explicou o prefeito.

A base conta com quatro técnicos em enfermagem e quatro condutores todos capacitados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesau).

UPA – Durante a inauguração da base do Samu também foi assinada a ordem de serviço para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maragogi, que será construída nos próximos dias. A UPA irá atender a população local assim como as regiões circunvizinhas.

A unidade contará com um aparelho de raios-X, sala de sutura, ultrassom, nebulização, farmácia e laboratório de análises clínicas, além de serviço de atendimento 24 horas.

“Com a instalação da UPA os atendimentos serão centralizados. Com isso os usuários só serão deslocados para Maceió nos casos onde não for possível resolver na UPA. Nossa intenção é dar agilidade ao atendimento, disponibilizando ao usuário essa assistência na sua região”, informou o secretário Herbert Motta.

Segundo o prefeito Maragogi, com a chegada da UPA o município só tem a ganhar e crescer. “É uma satisfação firmar mais uma parceria com o Estado, assim os atendimentos de urgências serão destinados para UPA, e a Unidade Mista Maria Vicência passará a ser só maternidade”, esclarece.