×

Penedo

Manutenção em rede deixa Penedo sem energia

Técnicos da Eletrobras detectaram problema durante serviço de manutenção

Técnicos da Eletrobras Alagoas detectaram nesta quarta-feira, 16, um problema na linha de transmissão de 69 mil volts que liga a subestação da Chesf à subestação Marituba, ambas situadas no município de Penedo. Durante a realização do reparo preventivo, o cabo soltou do isolador, deixando a cidade histórica sem energia elétrica por cerca de uma hora.

A falta de energia registrada entre 11h30 e 12h30 aconteceu durante vistoria na linha de transmissão que tem cerca de oito quilômetros de extensão. Apesar do pequeno transtorno, considerando os recentes “apagões” que atingiram mais três municípios do Baixo São Francisco, o trabalho concluído nesta quarta-feira foi realizado com objetivo de evitar a repetição de problemas semelhantes para a população ribeirinha.

No último domingo, quatro quedas de energia foram registradas em Penedo, oscilações provocadas por curtos-circuitos na subestação Marituba, localizada à margem da AL 101 Sul, logo após a Cerâmica de Penedo. Operada pela Eletrobras Alagoas, a estrutura é alimentada pela subestação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, situada na saída de Penedo em direção à Igreja Nova e região Agreste, ao lado da rodovia AL 110.

Equipamentos danificados pelos curtos-circuitos na subestação Marituba foram substituídos no dia seguinte ao problema. Os reparos foram seguidos pela vistoria iniciada na terça-feira e concluídos nesta quarta-feira. A reportagem do Aqui Acontece apurou que o dano encontrado na linha de transmissão causaria a quebra do cabo, motivo dos “apagões” que deixaram quatro cidades ribeirinhas às escuras. O blecaute mais recente durou cerca de nove horas e aconteceu entre a noite da última quarta-feira, 09, e a madrugada seguinte.

Em meados de abril, a quebra do cabo de 69 mil volts atingiu três municípios do Baixo São Francisco durante cerca de sete horas. Nos dois casos, o desgaste prematuro da linha de transmissão seria resultado da exposição às altas temperaturas geradas com a queima de canaviais, segundo técnicos da Eletrobras Alagoas.