×

Brasil/Mundo

Manter a autoestima em dia é importante contra o estresse da pandemia

O estresse se mostrou um dos grandes desafios do período pandêmico atual. A mudança brusca na rotina, o deslocamento do trabalho, o confinamento em casa, o medo da Covid-19, a crise financeira – tudo isso colabora para o surgimento de quadros de estresse extremo. A manutenção da autoestima é um dos diversos fatores que podem contrabalancear essa situação.

Existem vários estudos que relacionam a autoestima com os níveis de estresse. Hoje em dia, essa relação se torna ainda mais próxima, pois a baixa autoestima causa uma sensação maior de impotência perante a situação pela qual estamos passando, tanto física, quanto emocional. Veja algumas maneiras de ficar bem consigo mesmo e mandar o estresse para longe:

Yoga e meditação

O Yoga e a meditação são duas práticas milenares que estão muito relacionadas à aceitação do próprio corpo e bem estar emocional. Por isso, estão entre as atividades mais indicadas para melhorar a autoestima durante a pandemia e muita gente se interessou por estes assuntos depois que o isolamento social passou a ser recomendável. Um levantamento feito pelo GUIA DE BEM-ESTAR mostrou que o número de buscas na internet sobre a prática do Yoga em casa cresceu mais de 500% de fevereiro para abril deste ano.

No entanto, para que estas atividades surtam o efeito desejado, é preciso torná-las rotineiras. Ou seja, nada adianta fazer uma sessão esporádica e esperar uma melhora.

Atividades físicas

As atividades físicas se relacionam com a autoestima e diminuição do estresse de diferentes maneiras. A sensação de desenvolvimento corporal ajuda a lidar com as preocupações com a aparência, elevando a autoestima. A prática de exercícios também tem capacidade de promover a liberação de hormônios associados ao bem estar, ajudando a combater o estresse do dia-a-dia.

Mime você mesmo

Não há nada de errado em se arrumar todo e cuidar da aparência apenas para ficar em casa. Essas atitudes podem ser muito importantes para colaborar na manutenção da alta autoestima, mesmo em momentos de grandes dificuldades.

Aproveite e compre presentes para você mesmo: a sensação de recompensa também é ótima para combater estresse. Se a condição financeira não colaborar, até um jantar mais elaborado pode cumprir este papel.

Estabeleça planos realistas

No início da pandemia, muita gente resolveu que era hora de se aperfeiçoar em diversos assuntos, utilizando a quarentena para aprender. Outras pessoas não possuem o mesmo ritmo e disposição, ainda mais em um período tão difícil. Então, evite se comparar com outras pessoas, e não planeje mil coisas para o seu dia. Faça planos realistas, pois dessa maneira fica mais fácil atingir o que você espera, evitando as decepções que podem prejudicar a autoestima e aumentar os níveis de estresse.