Mano deu adeus ao Corinthians com vitória
O Corinthians venceu o Guarani, na despedida do técnico Mano Menezes, que se apresentará nessa segunda-feira à CBF para comandar a Seleção brasileira. De quebra, o time do Parque São Jorge recuperou a liderança da competição, pois o Fluminense não passou de um empate com o Botafogo, por 1 x 1.
Mais uma vez, o meia Bruno Cesar foi o principal destaque do time corintiano. Além de armar as principais jogadas de ataque, o meia do Timão assinalou dois gols essna difícil e emocionante vitória. Outro que mereceu elogios foi Roberto Carlos. O lateral fez grande partida e mostrou que ainda tem vitalidade para ser um ala ofensivo.
Após 185 jogos à frente do Corinthians, Mano deixa o clube com três títulos conquistados: Série B (em 2008), Paulistão e Copa do Brasil. O novo técnico corintiano, Adilson Batista, assumirá oficialmente o Corinthians na terça-feira, no Parque São Jorge.
O JOGO
Todos os holofotes neste domingo estavam todos voltados a Mano, que protagonizou cena inusitada antes do jogo. A tradicional foto dos 11 jogadores próxima à lateral foi ignorada por quase todos os fotógrafos, que a poucos metros dali se aglomeravam no banco do Corinthians para registrar todas as reações do treinador.
O Timão não esperou muito para abrir vantagem sobre o Guarani. Logo no primeiro minuto de jogo, Bruno César cobrou escanteio e Jorge Henrique desviou, anotando o gol no Pacaembu. 1 x 0.
Em seu último jogo à frente do Corinthians, Mano Menezes decidiu mudar a postura tática, alegando que o time estava “torto” pela esquerda, com dois canhotos na meia. Diante do Guarani, Jucilei e Paulinho ganharam vagas entre os titulares, saindo Danilo e Ralf.
A receita que levou o Corinthians às primeiras posições do Brasileiro foi mantida: controle de bola em excesso para inibir avanço do rival, intensa movimentação de Jorge Henrique, ataques pontuais e precisão nos passes de Bruno César.
Pelo lado esquerdo, com grande atuação de Roberto Carlos, o time alvinegro chegava à área bugrina. O último toque, porém, não saía.
Comedido na etapa inicial, o Guarani incomodou pouco o Corinthians, recorrendo basicamente aos contragolpes. Ricardo Xavier e Mazola desperdiçaram boas oportunidades na primeira etapa.
SEGUNDA ETAPA
O Corinthians voltou sonolento no segundo tempo. Cheio de toques para o lado sem qualquer objetividade e segurando vantagem pela diferença mínima. O Guarani, por sua vez, seguia tentando invadir a área alvinegra.
Em jogada de velocidade, a equipe de Campinas chegou ao empate, aos 18 min do segundo tempo. Mazola recebeu lançamento de Baiano e chutou no canto direito de Julio Cesar. 1 x 1. Na saída de bola, o Corinthians perdeu Dentinho, que acertou cotovelada em Mário Lúcio.
Minutos depois o Guarani igualou o Corinthians em número de atletas. Aílson também foi advertido com cartão vermelho.
Muito mais na inspiração do que propriamente na organização tática, o Corinthians desempatou com Bruno César, em bela cobrança de falta, aos 32 min do segundo tempo. 2 x 1. Desde então, seguiu-se um roteiro típico corintiano: entrega a cada lance, emoções fortes e torcida jogando junta.
A enorme Fiel foi à loucura nos minutos finais de jogo quando o sistema de som anunciou gol de empate do Botafogo, que devolvia o Corinthians à liderança do Nacional. Para completar a festa alvinegra, Bruno César fez mais um, desta vez de cabeça, aproveitando cruzamento de Roberto Carlos. 3 x 1.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 1 GUARANI
Corinthians: Julio Cesar; Alessandro, William, Paulo André e Roberto Carlos; Elias (Boquita), Paulinho (Ralf), Jucilei e Bruno César (Danilo); Dentinho e Jorge Henrique
Técnico: Mano Menezes
Guarani: Douglas, Rodrigo Heffner, Aílson, Rodrigão e Márcio Careca, Renan, Paulo Roberto, Baiano (Geovane) e Mário Lúcio (Heverton); Mazola e Ricardo Xavier (Diogo)
Técnico: Vagner Mancini
Data: 25/07/2010 (domingo)
Local: estádio Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Rodrigo Ferreira do Amaral (SP)
Auxiliares: João Bourgalber Nobre Chaves e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Cartões amarelos: Rodrigão, Paulo Roberto, Mário Lúcio, Rodrigo Heffner (GUA), Bruno César, Roberto Carlos (COR)
Cartões vermelhos: Dentinho (COR), Aílson (GUA)
Gols: Jorge Henrique, 1 min do primeiro tempo, Mazola aos 18 min do segundo tempo, Bruno César, aos 32 min e aos 39 min do segundo tempo
