×

Meio Ambiente

Manifestação na Plenária do CBHSF é considerada democrática

Manifestantes na Plenária do CBHSF

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) que participam da 19ª Reunião Plenária na cidade pernambucana de Petrolina consideraram normal e democrática a manifestação realizada na solenidade de abertura do evento por um grupo de moradores do Projeto Salitre, no Sertão baiano. Aproveitando a presença do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, os manifestantes quebraram jarros de flores e abriram faixas na plenária.

A porta voz do grupo, Nileia Clara dos Santos tomou o microfone da mestre de cerimônia e desabafou sobre o abandono do projeto que obriga cerca de oito mil famílias que vivem no local a passarem por graves dificuldades como a falta de água para consumo e energia elétrica. A maioria das famílias do Projeto Salitre vivem apenas com a renda do Bolsa Família, programa do Governo Federal que atende famílias de baixa renda.

O presidente do CBHSF, Geraldo José dos Santos, voltou a afirmar nesta sexta-feira, 08, durante os trabalhos desenvolvidos na plenária que o protesto foi a maior prova de que muito ainda tem que ser feito em termos de revitalização da bacia do São Francisco. “Nossos desafios são muitos e estão espalhados ao longo da bacia”, afirmou Geraldo.

Depois do protesto os manifestantes se reuniram com técnicos da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), representada no evento pelo diretor de revitalização de bacias hidrográficas, o penedense Guilherme Gonçalves que ouviu atentamente o desabafo dos manifestantes.

Os moradores do Projeto Salitre reclamaram da falta de apoio do Governo Federal no incentivo à produção e receberam a promessa de melhorias e investimentos para o projeto.