×

Penedo

Manifestação a favor da vaquejada é adiada no município de Penedo

Decisão sobre proibição da vaquejada tem gerado muita polêmica

A manifestação a favor da vaquejada que estava agendada para acontecer nesta terça-feira, 11 de outubro, em Penedo, foi adiada para o próximo sábado, 15 de outubro. A mudança ocorreu por conta da grande mobilização que acontecerá hoje na capital alagoana contra a decisão do Supremo Tribunal Federal.

De acordo com os organizadores do ato, o ideal é que todos aqueles que defendem a prática da vaquejada participem dessas mobilizações, chamando a atenção da imprensa em geral para a causa. O objetivo é pressionar o STF para que a decisão que tornou a prática ilegal seja revista.

Dois caminhões foram disponibilizados para levar os cavalos dos Penedenses que defendem a vaquejada até Maceió. O ato terá início em frente ao Palácio do Governo e seguirá pelas principais ruas do Centro da capital alagoana. Centenas de pessoas devem participar da mobilização que é apoiada pelo governador Renan Filho (PMDB) que já declarou, através das redes sociais, seu apoio à causa dos vaqueiros.

Essa é a primeira manifestação realizada pelos vaqueiros de Alagoas contra a decisão STF. Após julgar uma lei cearense, os ministros do tribunal decidiram revogar a normatização por 6 votos a 5. Com isso a vaquejada passou a ser uma prática ilegal em todo o país.