×

Sergipe

Mamografias e Testes Rápidos: saúde homenageia mulheres com prevenção

“Estou gestante e faço todo o acompanhamento. Como tenho hipertensão, não posso vacilar. Sou muito bem atendida aqui pelos profissionais. Sempre é importante participar de palestras para que possamos entender melhor nosso corpo e cuidar da nossa saúde”. Esse é o depoimento da dona de casa Edjani dos Santos, uma das usuárias do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), que assistiu às palestras que compõem a programação da Semana Alusiva à Prevenção ao Câncer de Mama, na última terça-feira, 10, encerrando as atividades nesta quarta-feira, 11.

A iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) encerrou, com palestras, exames, atendimentos e esclarecimentos de como a mulher pode se prevenir contra essa e outras doenças. Além disso, a equipe técnica da gerência do programa Estadual de DST/Aids da SES marcou presença realizando o teste rápido para a detecção precoce e triagem da Aids e da Sífilis. Foram disponibilizados 150 testes para os dois dias de evento.

“São dois dias de intensificação das nossas ações no Caism. Além das palestras e do teste rápido, ofertamos a mamografia na faixa etária de 50 a 69 anos para rastreamento do câncer, preconizada pelo Ministério da Saúde, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e Organização Mundial de Saúde (OMS). A expectativa é que, nesses dois dias, possamos atender a aproximadamente 460 mulheres entre usuárias e acompanhantes também”, explicou Luciana Alves, coordenadora Estadual de Atenção Especializada da SES, que fez a abertura do evento.

“É muito importante conscientizar nossas usuárias, durante todo o ano, quanto à prevenção, o diagnóstico precoce e, claro, a busca constante pela qualidade de vida”, complementa Luciana Alves.

A enfermeira Marieta Gonçalves abriu o ciclo de palestras do evento. Com o tema ‘Câncer do Colo do Útero’, ela abordou sobre a importância dos exames preventivos e das relações sexuais com proteção para evitar a doença.

“A mulher precisa sempre fazer todos os exames preventivos e visitar o ginecologista e mastologista. Caso perceba alguma diferença no seu corpo, ela deve imediatamente procurar um médico e fazer o acompanhamento. São muitos os fatores de risco para o Câncer do Cólo do Útero: início precoce de atividade sexual, parceiros instáveis, sexo sem segurança, uso de método contraceptivo hormonal, etc. Se a mulher faz dois exames anuais e não têm problemas diagnosticados, os exames podem ser feitos a cada três anos, com orientação do profissional de saúde. O importante é cuidar da saúde”, destacou a enfermeira Marieta Gonçalves.

As usuárias do Caism, acompanhantes e servidoras assistiram também à palestra ‘A Aids e a Sífilis na Mulher’, ministrada pelo médico sanitarista e gerente do programa de DST/Aids da SES, Almir Santana.

“Toda mulher quando inicia a atividade sexual deve fazer sempre o acompanhamento médico e, principalmente, usar o preservativo. É a autonomia da mulher. É preciso conversar com o parceiro sobre a importância da camisinha, que é o único e mais seguro método de prevenção da Aids e demais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), quando usada corretamente. Além disso, se a mulher tem vida sexual ativa, é fundamental realizar com frequência o Teste Rápido para identificar se tem ou não a Aids e a Sífilis”, destacou Almir Santana.

Ainda segundo o médico sanitarista, a realização do pré-natal durante a gestação é imprescindível para evitar a transmissão da Sífilis Congênita para o bebê.

“A mulher precisa também conversar com o parceiro sobre a importância de fazer o Teste Rápido. A ideia de realizar os Testes Rápidos com os homens é para conscientizá-los. Eles têm um papel fundamental na prevenção da Sífilis Congênita, aquela transmitida da mãe para o bebê, que é incentivar suas parceiras gestantes a fazer os exames do pré-natal e realizá-los junto com elas. Quando detectada no início da gravidez e o tratamento feito em tempo hábil e a doença não vai atingir o bebê”, esclarece Almir Santana.

A auxiliar de cozinha, Aldevandra Lima, acompanhou a irmã Liliane durante uma consulta no Caism. Ela não perdeu a oportunidade para atentamente às palestras.

“Não podemos perder a chance de aprender ainda mais sobre a prevenção. Gostei muito de participar. O Caism sempre realiza esse tipo de ação. Aprendemos bastante”, comemorou Aldevandra.

Caism

O Caism é uma importante unidade da SES, especializada para usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisam de exames de média complexidade para prevenção e diagnóstico do câncer de mama. O atendimento é regulado pelo Nucaar (Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação), de Aracaju, garantindo a continuidade no próprio serviço.

O Caism disponibiliza o serviço de Pré-Natal de Alto Risco (PNAR) que é referência estadual para todas as gestantes que se enquadram nos critérios de alto risco.

Além disso, o Caism oferece ainda serviços de ginecologia, uroginecologia, genitoscopia, ultrassonografias com ênfase em Punção por Aspiração por Agulha Fina (PAAF) e Punção por Aspiração por Agulha Grossa (PAAG), mastologia, Vídeo-Histeroscopia Diagnóstica (VHD), laboratório de Citopatologia, que detecta e controla as lesões precursoras do Câncer de Colo Uterino e Mama.