×

Esporte

Mais um triste caso de doping confirmado no atletismo brasileiro

Marcelo Henrique foi pego no anti-doping da Volta das Nações

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta terça-feira que o atleta Marcelo Henrique Rocha foi pego no exame antidoping realizado em outubro, após a prova Volta das Nações, realizada em Campo Grande (MS). Um laboratório credenciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA), no Rio, detectou a presença das substâncias proibidas Prednisona e Prednisolona.

A CBAt comunicou também que o atleta foi avisado sobre o doping no último dia 9 de novembro e apresentou justificativas, que não foram acatadas pela entidade, no dia 28 do mesmo mês. “Na oportunidade, Marcelo abriu mão do exame da contraprova (amostra B) de sua urina, configurando tal resultado infração de doping, fato este comunicado ao atleta em 13 de dezembro de 2010”, revelou a CBAt em um comunicado oficial.

A entidade ainda explicou que a substância encontrada no atleta é considerada “específica” dentro da lista das proibidas pela WADA e, pelo fato de esta ser a primeira infração cometida por ele, foi aplicada uma suspensão de apenas 90 dias ao corredor. Rocha ainda foi desclassificado da Volta das Nações por causa do doping.

Prednisona e Prednisolona são duas substâncias que aumentam a capacidade de armazenamento de energia no organismo e costumam ser indicadas no tratamento de traumas que envolvam dor e inflamação.