×

Alagoas

Mais um módulo reformado é entregue no Centro Psiquiátrico Judiciário

Promover melhorias estruturais nas unidades prisionais é uma das metas da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Para proporcionar condições adequadas para a reabilitação dos pacientes do Centro Psiquiátrico Judiciário (CPJ), nesta sexta-feira (18), foi entregue mais uma ala reformada daquela unidade. Ao todo, 14 apartamentos foram reparados com mão de obra carcerária e supervisão da equipe de Engenharia da Seris.

Ao longo de dois meses foram realizadas reparos hidráulicos, elétricos, na alvenaria, esgotamento sanitário e pintura dos apartamentos. Também foram construídas uma rouparia e sala para psicólogos. Além do espaço entregue nesta sexta-feira, outras duas alas foram reformadas em 2016, totalizando 42 apartamentos restaurados. Os investimentos são importantes para melhorar o ambiente de trabalho dos servidores e reintegrar socialmente os pacientes.

De acordo com o chefe do Centro Psiquiátrico Judiciário, Hélder Rodrigues, o Governo do Estado tem dado apoio e os servidores têm se empenhado para ofertar um tratamento digno. “A abertura do módulo traz mais tranquilidade para a unidade e facilita o serviço dos agentes penitenciários e demais colaboradores. Queremos humanizar ao máximo a custódia dos pacientes dando o primeiro passo para a ressocialização”, afirmou Rodrigues.

Atualmente, 76 pacientes cumprem medida de segurança no CPJ. No Centro, são feitas avaliações clínicas, psiquiátricas e psicossociais com pacientes condenados, que cumprem pena provisória ou submetidos à medida de segurança. O local possui enfermaria, consultórios médico e odontológico, sala de aula, espaço para terapia ocupacional, horta e auditório. Ao todo, existem dez alas, sendo uma delas para pacientes do sexo feminino.