×

Policial

Mais um grupo de trabalhadores penedenses é resgatado de fazenda no interior do Espírito Santo

PF resgata mais 7 trabalhadores de AL em situação análoga à escravidão - Foto: cortesia

PF resgata mais 7 trabalhadores de AL em situação análoga à escravidão – Foto: cortesia

Em uma ação conduzida pela Polícia Federal, um outro grupo formado por 7 trabalhadores penedenses foram resgatados na noite desta quarta-feira, 15 de maio, de uma fazenda de café, situada na cidade de Governador Lindenberg, no Espírito Santo, onde enfrentavam condições desumanas, em situação análoga à escravidão.

Pouco mais de 24 horas antes, um outro grupo de 12 trabalhadores, também provenientes de Penedo, foi retirado de situação semelhante, em Brejetuba, no mesmo estado. Detalhes sobre as condições em que essas pessoas foram encontradas ainda não foram divulgados pela Polícia Federal, mas a gravidade da situação é evidente.

Ana Teresa Lopes, secretária de Assistência Social de Penedo, revelou que foram recebidas duas denúncias distintas, porém convergentes em suas essências. Em uma demonstração de pronta solidariedade, uma van do município foi enviada imediatamente ao Espírito Santo para trazer os trabalhadores de volta para suas casas e fornecer o apoio necessário.

Van de Penedo foi enviada ao Espírito Santo para trazer trabalhadores de volta – Foto: cortesia

Cícero Filho, superintendente do Trabalho e Emprego em Alagoas, assegurou que os trabalhadores resgatados na terça-feira anterior receberão seus direitos trabalhistas integralmente. Em contrapartida, o fazendeiro responsável por mantê-los em condições desumanas responderá criminalmente e também na esfera trabalhista.