Dando continuidade às ações do programa Cata Bagulho, iniciado no mês de julho pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, agentes ambientais se deslocaram até o Bairro América nesta sexta-feira, 5, para avisar aos moradores sobre a realização do programa neste sábado dia 6 de setembro, a partir das 7h30, na região. Coordenados por educadores ambientais, os agentes repassam também informações sobre a importância da coleta seletiva, orientações de como realizar o acondicionamento dos resíduos e dias e horários da coleta de lixo domiciliar.
De acordo com o educador ambiental Cristovão José dos Santos, a iniciativa possibilita que os moradores conheçam mais sobre o programa e tenham tempo para separar o que desejam descartar. “A partir da experiência que adquirimos em outros bairros, onde os moradores receberam de forma positiva a ação, estamos agora informando aos moradores do bairro América sobre o Cata Bagulho e como podem participar. A população precisa ter consciência e evitar o descarte irregular, e é com a informação que podemos combater esta prática”, explicou.
“O programa Cata Bagulho é um auxilio para a população. Nos dias de ação em cada bairro quando nós vamos recolher o lixo domiciliar ela também pode se ver livre do seu bagulho, quase toda casa tem um bagulho, um objeto que não tem mais serventia e só ocupa espaço. Então, com o programa, nós passamos na porta de cada residência para evidentemente dar um destino correto para o que é descartado”, explica o presidente da Emsurb, Edson Leal.
A moradora Vânia Santos afirmou ter gostado da iniciativa. “Muito boa essa ideia da prefeitura de trazer o Cata Bagulho para nossa região. Além disso, com o Cata Bagulho vou ter um gasto a menos, já que esse mês fizemos a reforma da casa e surgiu o interesse de eliminar muita coisa e com a ação vamos ter um destino certo para esse tipo de lixo”, ressaltou a professora.