
Senador Renan Calheiros e outras autoridades
Neste sábado, 27, aconteceu da solenidade de inauguração de três novas agências da Previdência Social (APS) no interior de Alagoas. A primeira agência inaugurada foi no município de São Sebastião, depois em Girau do Ponciano e por último em Campo Alegre. A solenidade teve a presença do diretor-executivo do INSS em Alagoas, Ronaldo Medeiros, de representantes da Previdência, do DataPrev e dos prefeitos dos respectivos municípios beneficiados com as novas APS.
Em São Sebastião a nova agência da Previdência fica no centro da cidade e vai atender a uma média de 715 usuários. O prefeito José Pacheco (PP) em discurso agradeceu a participação do senador Renan Calheiros para a concretização de obras na cidade e destacou a parceria entre a prefeitura – que doou o terreno – e o INSS para concretização da obra. A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o deputado federal Benedito de Lira e os deputados estaduais Paulão (PT) e Arthur Lira (PP).
Girau do Ponciano
A segunda agência inaugurada no sábado foi a de Girau do Ponciano. A nova APS fica na Avenida Progresso, no bairro do mesmo nome e deve prestar uma média de 1.700 atendimentos por mês. A solenidade teve a presença do prefeito Davi Barros, vice-prefeito Gilberto Barros, deputado estadual Gilvan Barros, presidente da Câmara Municipal, vereadora Tânia Barros, prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas e comunitárias do município.
O prefeito Davi Barros, além de agradecer a parceria com o INSS, ressaltou o importante apoio que sua administração vem recebendo do senador Renan Calheiros. Barros destacou que agora no início de abril vai começar a obra de construção de um píer para contenção de enchentes graças a uma emenda apresentada pelo senador ao Orçamento da União. “O senador Renan tem feito muito por Girau do Ponciano e os municípios de Alagoas, por isso sua presença em Brasília é imprescindível para o nosso Estado”, disse o prefeito.
Campo Alegre
Fechando as inaugurações do sábado, a terceira APS entregue foi a de Campo Alegre, que fica na Avenida Divaldo Suruagy, s/nº, bairro São Francisco, deve prestar serviços para cerca de 720 pessoas mensalmente. Na solenidade estiveram presentes o prefeito Maurício Tenório, o deputado estadual Marcos Ferreira (PSDB), o superintendente do INSS para o Nordeste, André Félix Fidélis e o diretor do DataPrev, José Wanderley Marcelino dos Santos, vereadores, secretários municipais, além de outros convidados.
Em seu discurso, o senador Renan destacou a importância da Previdência Social para a economia alagoana, ao ressaltar que por mês são investidos cerca de 250 mil reais em pagamentos de aposentadorias e benefícios, totalizando quase R$ 3bilhões por ano. Renan falou ainda sobre o tratamento que o presidente Lula vem dando a Alagoas, enviando os recursos necessários para a realização de obras, mesmo que algumas não tenham recebido a contrapartida do governo estadual como o Programa Luz para Todos.
“O presidente Lula tem sido um grande amigo de Alagoas e tem tratado o estado com distinção, sempre enviando recursos e garantindo investimentos em diversos setores, como na educação onde estamos vendo a interiorização do ensino superior através dos campus da Ufal em Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. Temos também o crescimento no ensino técnico e profissionalizante com a construção de novas unidades do Instituto Federal de Alagoas em sete municípios. Alagoas tem tido apoio federal para crescer”, disse ele.
O senador elogiou ainda a atuação do gerente-executivo do INSS em Alagoas, Ronaldo Medeiros, que com o apoio do presidente Lula e do ministro da Previdência, José Pimentel, conseguiu ampliar de oito para 45 o número de agências do INSS no Estado. “Hoje estamos inaugurando mais três agências, na sexta entregamos a de Porto Calvo, amanhã (28) vamos inaugurar a nova agência de Pão de Açúcar e na semana passada entregamos as novas agências de Santana do Ipanema, Maribondo, Viçosa e Murici”, afirmou.
“A Previdência tem sido tornado moderna e hoje já é possível se conceder uma aposentadoria em um tempo às vezes inferior a 30 minutos”, concluiu.