Falta de segurança ainda é o grande problema do Estado
O governador Teotonio Vilela Filho esteve nesta quarta-feira (4) no Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), localizado na Universidade de Brasília (UnB) para reunião com a vice-reitora, Sônia Bao. Durante o encontro, ficou assegurado o cumprimento dos prazos dos concursos para as polícias Civil e Militar. No próximo dia 19, serão convocados mil soldados para a Polícia Militar de Alagoas.
“O caso das polícias não é simplesmente um concurso. Toda a ação na segurança pública mexe com a vida da sociedade inteira e é de extrema urgência que o resultado deste concurso seja anunciado no dia 19 de setembro”, explicou o governador.
Segundo Teotonio, depois de 15 anos, o Governo está conseguindo mudar esses números da violência. Em 2012, Alagoas foi o Estado que mais conseguiu reduzir o número de assassinatos em relação a 2011. Mas, mesmo assim, a falta de segurança ainda é o grande problema do Estado.
“Precisaríamos de quatro mil policias nas ruas. No entanto, nosso Estado é pobre e, embora estejamos com todas as contas em dia, já chegamos no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e não há sobra de recursos para tanto. Por isto, a importância de termos colocado a duras penas este concurso para mil vagas”, disse.
O diretor-geral do Cespe, Paulo Portela, explicou que o empecilho que poderia atrasar o calendário da divulgação do resultado são os 32 casos que estão sub judice. “Em todo concurso é normal que alguns candidatos entrem na Justiça demandando algum direito que eles achem que não foi cumprido. O tribunal permite que eles sigam as etapas, mesmo não tendo passado em uma ou mais etapas anteriores, até que seja decidido se o candidato tem ou não razão”, disse. Segundo o diretor, este número de casos em Alagoas é considerado muito pequeno para um concurso da polícia. “Quantos mais fases um concurso tem, mais chances de termos candidatos na condição de sub judice”, explica Portela.
A vice-reitora da UnB deixou claro que a instituição está bem atenta à realização deste concurso e vai fazer o máximo que puder e o que for necessário para cumprir o calendário ainda este mês.
O governador e sua equipe também se reuniram com a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki. O Estado de Alagoas foi parabenizado por ter alcançado em agosto o menor índice de homicídios em 14 meses de programa Brasil Mais Seguro.
Para Teotonio, o Plano está dando certo e tende a melhorar com a incorporação de mais ferramentas a cada mês, como o videomonitoramento, GPS nas viaturas e o novo presídio de Craíbas.
“O Ministério está muito satisfeito, mas precisamos trabalhar ainda mais, pois os números da violência são altíssimos e inaceitáveis e precisamos fazer esse enfrentamento para reduzir a violência em Alagoas”, concluiu o governador.
