×

Maceió

Mais Médicos: USF Guaxuma tem atendimento reforçado

Com o atendimento à população afetado pela carência de profissionais da área médica, a Unidade de Saúde da Família (USF) Guaxuma ganhou novo fôlego esta semana, com a chegada da clínica geral Natália Ramos. A médica, que veio de São Paulo, é uma dos três profissionais que passaram a integrar a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) do município, concretizando a adesão da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) ao Programa Mais Médicos 2015, iniciativa do Governo Federal.

“Éramos cobrados continuamente pelos usuários desde que o médico da unidade se afastou por problemas de saúde e embora tenhamos tido o suporte da diretora médica da unidade para as consultas, a demanda só cresceu. A partir de agora poderemos ajustar essa demanda e garantir uma maior regularidade às visitas domiciliares aos pacientes acamados cadastrados pelos agentes de saúde”, comemora a diretora administrativa, Kátia Neris.

Em fase de adaptação, a médica Natália Ramos conta que buscava uma oportunidade de trabalho na região Nordeste, onde, segundo ela, a carência por atendimento médico se mostra mais evidente. Buscando aplicar a experiência obtida em três anos de PSF na cidade de Igaratá, interior do estado de São Paulo, ela decidiu vir para Maceió, onde acredita que será bastante útil e aperfeiçoará sua prática de trabalho.

“Estou trabalhando em um contexto muito diferente da minha experiência anterior, mas fui muito bem recebida pela equipe da unidade, que tem sua rotina bastante organizada, por isso, estou certa de que faremos um bom trabalho com a população dessa localidade”, afirmou a médica.

A dona de casa Regina Maria dos Santos foi uma das usuárias atendidas por Natália. Hipertensa e diabética, a paciente já aguardava há algum tempo pela consulta com um clínico geral e foi uma das muitas pacientes a ficarem satisfeitas com o atendimento. “A médica ouviu minhas queixas com atenção, me examinou, conversou comigo e prescreveu todos os medicamentos que eu precisava. Gostei dela e achei a consulta muito boa”, frisou.

Além da USF Guaxuma, a Secretaria Municipal de Saúde também garantiu o reforço no atendimento de outras duas unidades – a USF São Francisco de Paula (na Grota do Arroz) e a USF Carla Nogueira (no Benedito Bentes) – pelo período de vigência do contrato de adesão, que é de três anos.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos foi lançado em julho de 2013 pelo Governo Federal. As vagas foram destinadas, inicialmente, aos profissionais com diploma obtido no Brasil ou certificados pelo Revalida (exame nacional de revalidação de diplomas estrangeiros) interessados em atuar nas regiões onde faltam profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceita candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema emergencial para o país.