×

Penedo

Mais Médicos: Penedo recebe três novos profissionais estrangeiros

Sandra Rodrigues comemora a chegada de mais três médicas para atuar em Peendo

No mês de outubro, o Ministério da Saúde (MS) anunciou o envio de três médicas cubanas para o município de Penedo. E na semana passada, em mais uma etapa do programa do federal – Mais Médicos -, o ministro Alexandre Padilha garantiu que Alagoas iria receber mais 51 médicos estrangeiros. Do total, três profissionais para atuar nno município ribeirinho.

Os médicos cubanos desembarcaram no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, região metropolitana de Maceió, no último domingo (1º), em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Com a chegada, Alagoas passa a contar com 121 profissionais vinculados ao programa, atuando em 63 municípios.

Em Penedo, desde o mês de novembro, as médicas generalistas de Cuba, Amarilys Romeu Gomes, Alane Regalado Barroso e Alícia Tintore Tame, estão atuando na zona rural, nos povoados, Cooperativa 1º Núcleo, Santa Margarida e Capela. E ainda esta semana, as três novas profissionais cubanas chegam à cidade. Porém, só devem clinicar em Janeiro.

“Durante esta semana, as médicas estão em Maceió participando do programa de ‘Acolhimento’. Onde vão ter aulas de Língua Portuguesa, conhecer o Plano Diretor de Regionalização, como funciona os programas ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para só então, vir para Penedo. Primeiro vão se familiarizar com os locais de trabalho. E só poderão clinicar quando o Ministério da Saúde expedir o registro de ambas. Logo, a nossa previsão é que comecem a clinicar em Janeiro”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde de Penedo, Sandra Rodrigues de Sousa.

Arquivo - G1 Alagoas  Ainda de acordo com Rodrigues, duas delas já estão com local definido para atuar. “Até o momento, definimos que uma médica vai para o povoado Ponta Mofina e outra vai atuar no posto do Sesi. A terceira, ainda estamos realizando os estudos de demanda para determinamos qual o local”, detalhou.

A coordenadora afirmou que a chegada de mais três profissionais é um grande ganho para Penedo. “Já estamos com três médicas cubanas atuando desde o início de novembro na zona rural. Agora com a chegada de mais três, o município só tem a ganhar. Isso significa melhoria na qualidade da assistência médica a nossa população”, comemorou a coordenadora.

Mudança de PACS para PSF

Antes da chegada dos profissionais do – Mais Médicos -, houve uma diminuição do Programa Saúde da Família (PSF) em Penedo, momento que não se conseguiu contratar médicos para atuar na cidade. PSF’s passaram e ser Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). “Para ser considerado um PSF, a equipe precisar ser formada por três profissionais (médico, agente comunitário de saúde e enfermeiro). Como não conseguimos contratar médicos, apesar da oferta, a nomenclatura mudou para PACS. Com a chegada das três primeiras cubanas, voltamos a contar com PSF’s, equipes completas. E gora com mais três estrangeiras, a população vai ganhar novamente”, concluiu a coordenadora de Vigilância em Saúde de Penedo, Sandra Rodrigues de Sousa.

Munícipios contemplados em mais uma etapa

Os beneficiados pelo programa federal são: Penedo (3); Barra de Santo Antônio (1); Belém (1); Belo Monte (1); Branquinha (1); Cacimbinhas (2); Campestre (1); Campo Alegre (3); Chã Preta (1); Coqueiro Seco (1); Dois Riachos (2); Feliz Deserto (1); Igreja Nova (3); Jacaré dos Homens (1); Joaquim Gomes (1); Jundiá (2); Maravilha (1); Mata Grande (1); Minador do Negrão (1); Olho D'Água do Casado (2). E Olivença (1); Palestina (1); Palmeira dos Índios (2); Pão de Açúcar (4); Pindoba (1); Piranhas (3); Porto de Pedras (1); Santana do Ipanema (3); São Brás (1); São Miguel dos Milagres (1); São Sebastião (1); União dos Palmares (4) e Distrito Especial Indígena Alagoas e Sergipe (4).