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Maceió

Mais Educação realiza palestra para professores comunitários

Os professores comunitários que fazem parte do programa Mais Educação participaram, nesta sexta-feira (22), de uma palestra ministrada pela técnica pedagógica Thatyana Silva, da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), que tratou da “Educação Integral: valorizando os diversos saberes e fazeres”. O tema discute, entre outras coisas, o processo de implementação da educação integral nas escolas e seus desafios.

“A criança tem que ter prazer de ir à escola, que, por sua vez, precisa ser um lugar aconchegante e que possa atender, em sua plenitude, o aluno de forma integral”, ressaltou Thatyana. Ela disse também que, de acordo com a complexidade e a urgência das demandas sociais que influenciam os processos escolares, é preciso reestruturar a unidade de ensino conforme os desafios, com o objetivo de garantir o sucesso escolar. “É preciso usar a sensibilidade e compreender o processo educativo para descobrir o que os alunos já sabem e o que querem aprender”.

Para a coordenadora do programa na Semed, Edileuza Maciel, a iniciativa faz parte da formação continuada que os coordenadores do programa nas escolas têm mensalmente. “Essa iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Educação é essencial para termos a educação em tempo integral”, explica Edileuza. “O Mais Educação incentiva as diversas práticas lúdicas e representa uma alternativa no combate à violência”.

A professora comunitária Joseana Fernanda, da Escola Maria de Fátima Lira, que fica no Benedito Bentes, disse que o Projeto Mais Educação vem trazendo gradativamente melhorias para a comunidade escolar. “São crianças que estudam do 2º ao 5º anos e que ficam na escola em tempo integral, livres das drogas, praticando esportes e reforço escolar”.

O Programa Mais Educação visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A Semed tem 43 escolas que já adotam o programa. Nelas, o tempo de permanência do aluno na unidade é de sete horas, funcionando de segunda a sexta-feira.