×

Maceió

Mais de mil famílias de encostas do Mutange são cadastradas para receber aluguel social

Famílias que vivem na encosta do Mutange, em Maceió, receberão aluguel social para deixarem área de risco

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) divulgou que 1.249 famílias que moram no Mutange, um dos bairros de Maceió atingidos por rachaduras, foram cadastradas para receber o aluguel social.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a área de encosta do Mutange e do Jardim Alagoas, identificadas pela cor rosa claro no Mapa de Setorização de Danos da Defesa Civil, deve ser totalmente evacuada, por apresentar instabilidade de solo.

Veja o que se sabe sobre as rachaduras no Pinheiro, Mutange e Bebedouro
O número foi apresentado nesta sexta pela Prefeitura, que informou também que 418 famílias não atenderam ao chamamento.

Segundo o prefeito Rui Palmeira (PSDB), agora deve ser feito uma plano de ação para remoção das pessoas que vivem nessa área de risco.

“Estamos aguardando ainda a autorização do Governo Federal para ocupação de 750 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. Com essa medida, a gente consegue levar essas famílias para uma moradia digna. Graças ao trabalho da Defensoria Pública e do Ministério Público, as outras famílias terão direito ao aluguel social, com recursos que foram retidos da Braskem. A expectativa é de que até o fim do ano, a gente consiga mais 500 moradias para entregar a essas famílias”, falou o prefeito.

A Defensoria Pública e o Ministério Público solicitaram à Justiça a destinação de R$ 15 milhões da Braskem que estão bloqueados para viabilizar o aluguel social dessa população.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira (PP), o Município estuda um novo prazo para quem não conseguiu ou não fez o cadastramento.

“A segunda etapa é fazer a revisão do cadastramento que foi feito durante a semana passada. Em seguida, será aberto um novo prazo para quem não foi se cadastrar. Após recebermos os recursos na conta da Prefeitura, esses moradores poderão receber o aluguel social”, disse.