×

Sergipe

Mais de duas mil pessoas recorrem a Ouvidora da Saúde e têm casos solucionados

Quando o assunto é resolver dificuldades ou passar orientações a respeito dos serviços ofertados através do SUS no Município, a Ouvidoria da Saúde de Aracaju é o setor que mais auxilia o cidadão. O serviço é tão utilizado que esse ano foram realizados um total de 2.892 atendimentos ao público em que 78,22% dos acasos já obtiveram solução.

Conforme a ouvidora, Diana Virgínia, 2.233 pessoas tiveram retorno das manifestações apresentadas e outras centenas estão com processos em andamento.

“Nosso maior compromisso é buscar a maneira mais rápida possível para auxiliar o cidadão em suas necessidades. Para isso, dispomos de diversos canais como telefone, atendimento pessoal, e-mail, formulário web”, afirma Diana Virgínia, enfatizando que assim que o cidadão procura o setor, queixas, dúvidas ou elogios são registrados. Daí os ouvidores protocolam o atendimento e buscam elucidar o caso contactando gestores da saúde e setores responsáveis. O retorno com a resposta acontece de forma ágil, sempre orientando os envolvidos no caso.

A ouvidora enfatiza os canais de atendimentos mais utilizados pela população são o telefone (156 ligação gratuita e 3218-7500, 2106-9770) e o atendimento presencial que este ano foram responsáveis por respectivamente, 52% e 41% dos atendimentos. Outra forma simples e prática de acessar a ouvidoria é o e-mail “saude.ouvidoria.aracaju.se.gov.br”.

A Ouvidoria como espaço institucional de participação social é o canal que indica para que o cidadão/usuário apresente a sua reclamação, denúncia, sugestão, elogio e solicitação e tenha como resposta o interesse pela resolução do problema e a efetiva eliminação de suas causas, ou o esclarecimento do procedimento quando correto.

As solicitações e reclamações são as que aparecem em maior número, sendo mais frequentes solicitações de consultas especializadas, cirurgias e exames e reclamações sobre recursos humanos e estabelecimentos de saúde, caracterizando insatisfações com as ações e serviços de saúde.