Desde quinta-feira (15), alunos de 85 escolas da rede pública, em 10 estados, recebem laptops educacionais do programa Um Computador por Aluno (UCA). Na primeira etapa serão distribuídas 33.765 máquinas. Mas até o fim deste ano, a previsão é que o Ministério da Educação entregue 150 mil computadores portáteis para 300 estabelecimentos de ensino.
Para a coordenadora pedagógica de uma das escolas beneficiadas pelo programa, Flávia Aparecida Trindade, os laptops serão uma ferramenta auxiliar para professores das diversas
disciplinas. “O professor terá liberdade no planejamento de suas aulas com os computadores para explorar jogos educativos, softwares e realizar pesquisas com os estudantes”.
O laptop educacional possui capacidade de armazenamento de quatro gigabytes, 512 megabytes de memória, tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de 1,5 kg. Além de ser equipado com rede sem fio. Os computadores portáteis possuem garantia de um ano e custaram R$ 550,00. O investimento total do programa foi de R$ 82 milhões.
Cada máquina possui sistema de segurança. Caso fique fora da escola, por muito tempo, ele é
desativado e só será reativado se retornar à instituição. As instituições foram escolhidas pelas secretarias estaduais de educação e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O prazo de entrega do primeiro lote é 13 de maio e a lista das escolas beneficiadas
está disponível na página www.mec.gov.br.