Ingressar em uma instituição pública de ensino superior é o sonho de mais de sete mil candidatos que concorrem a 1.130 vagas ofertadas pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Antes mesmos dos portões serem abertos para a aplicação das provas do vestibular 2010, neste domingo (19), centenas de inscritos aglomeravam-se nos portões dos locais de realização das provas.
Os testes foram concentrados no mesmo dia, em dois turnos. Pela manhã, foram aplicadas as provas de língua portuguesa, língua estrangeira e redação, com tema sobre a lei que proíbe palmadas em crianças. À tarde, os candidatos responderam as questões de conhecimento específico para a área escolhida.
O candidato ao curso de Ciências Contábeis, Emanoel Melo, disse que essa é a segunda vez que faz vestibular. “Escolhi a Uneal por que é uma instituição de respeito e tem qualidade”.
Já Camila Teles, também concorrente para Ciências Contábeis, destaca que poderá fazer uma graduação sem sair de casa e de forma gratuita. Segundo ela, as provas foram boas. “Estou muito otimista, foi fácil desenvolver a redação e estudei para a prova de conhecimento específico”, destacou.
A reitora da Uneal, Laudirege Fernandes Lima, comemora o recorde de inscritos no concurso e a tranquilidade durante a aplicação das provas. “Esse crescimento da procura pelos cursos da instituição é resultado da consolidação, fortalecimento e reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pela Uneal à sociedade alagoana”, afirmou a reitora.
A redução da taxa de inscrição foi outro fator apontado pela gestora como responsável pelo aumento de candidatos. No entanto, Laudirege frisou que a instituição também precisa ser atrativa para o futuro estudante. “O candidato não faz a inscrição se não acreditar que terá um ensino de qualidade”. Os diretores de campi e a comissão organizadora afirmaram que o vestibular ocorreu com tranquilidade em todos os locais. “Estamos muito satisfeitos com o ótimo trabalho da AOCP Concursos, empresa organizadora do concurso, que garantiu que as atividades transcorressem sem incidentes”, destacou a reitora.
De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do Vestibular, Rubens Pessoa, o processo ocorreu conforme a previsão, inclusive com um baixo número de faltosos. ” Tivemos apenas 10% de ausência, o que não compromete o sucesso desta edição do vestibular”, disse Pessoa. Ele destacou ainda o compromisso da equipe envolvida no processo. ” Todos trabalharam arduamente para que não houvesse problemas durante a aplicação das provas”, ressalta.
Foram ofertadas 1.130 vagas para os cinco campi da universidade em Arapiraca, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e União dos Palmares, além da extensão em Maceió. As provas do vestibular foram realizadas em todas as cidades onde há campus da Uneal. Cerca de 600 inscritos não compareceram aos locais onde foram aplicados os testes.
Os gabaritos serão disponibilizados na internet nesta segunda-feira (20), a partir das 17h. Já a classificação dos candidatos será divulgada até o dia 4 de outubro, nos sites www.aocp.com.br e www.uneal.edu.br.
