A 1ª Olimpíada das Guardas Municipais de Alagoas foi iniciada na manhã desta quinta-feira (8). A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio Arivaldo Maia, no bairro de Jacintinho, e contou com a participação de todas as corporações inscritas na competição.
Mais de 600 atletas de 15 Guardas Municipais de todo o Estado vão participar da primeira edição da olimpíada. Maceió passa a ser a primeira cidade do País que abriga uma competição com estes moldes, que de 8 a 10 de outubro vai movimentar os guardas municipais em diversas modalidades esportivas.
Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Eduardo Canuto, é um orgulho Maceió pode sediar uma competição deste nível. “Que todos os atletas sejam muito bem vindos a Maceió. Não tenho dúvidas que os jogos serão um enorme sucesso e que está será a primeira edição de muitas outras que virão nos próximos anos”, disse ele.
A olimpíada é promovida pela Federação Alagoana Desportiva das Guardas Municipais (FADGM). Além de Maceió, terão representantes as cidades de Delmiro Gouveia, São José da Laje, Sapo José da tapera, São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Piranhas, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, entre outros.
A Prefeitura de Maceió está apoiando a olimpíada com o fornecimento de premiação, cessão de dois ginásios para a realização de jogos (o Tenente Madalena, na Cambona e o Radialista Arivaldo Maia, no Jacintinho), 50 camisas para os organizadores, além de um espaço, na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), onde foi instalada a Comissão Central Organizadora (CCO) da competição.
Os guardas vão lutar por medalhas em onze modalidades. Os destaques deverão ficar nas disputas de futsal, natação, judô, xadrez, jiu-jitsu, karatê, handebol e voleibol.
