Mais de 60% usuários dos 55 telecentros instalados em Alagoas declararam estar satisfeitos com os serviços prestados nas unidades por meio dos quais podem acessar a internet e ainda participar de cursos de informática gratuitamente. A informação é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) durante pesquisa realizada pela entre julho e agosto de 2014.
Os telecentros pertencem ao programa alagoano de Inclusão Digital, do Governo do Estado, através da Secti e do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec), em parceria com o Governo Federal. O programa está inserido entre as ações estratégicas da Secretaria no Programa Alagoas Tem Pressa.
Das 55 unidades instaladas em diversos municípios – abrangendo comunidades rurais a exemplo do telecentro que funciona no povoado quilombola Cajá dos Negros no município de Batalha – vinte e dois estão em Maceió.
As entidades beneficiadas com os telecentros são organizações não-governamentais (ONGs), pontos de cultura e associações comunitárias que, em contrapartida, disponibilizam espaço adequado para seu funcionamento.
Como funciona
Os telecentros são equipados com 11 computadores, uma impressora, uma câmera de segurança, kit mobiliário (mesas, cadeiras e armário), um datashow. Oferecem curso de informática básica, acesso à internet e possibilidade de emissão da guia do IPTU (somente na capital), tudo de graça.
De acordo com Felipe Athayde, coordenador do Programa Alagoano de Inclusão Digital, os telecentros têm um importante papel na comunidade, pois além de contribuir com a inclusão digital, também realizam a inserção social à medida que dão suporte aos usuários com cursos de capacitação, que ajudam no acesso ao mercado de trabalho.
Satisfação com serviços ofertados
Mais de 50% dos entrevistados disseram que estão muito satisfeitos com os cursos ofertados, e 46,3% satisfeitos. Já em relação ao nível de satisfação quanto aos serviços prestados, mais de 37% estão muito satisfeitos e 62,9% satisfeitos.
Nenhum usuário que respondeu à pesquisa se declarou insatisfeito com os cursos e serviços. Sobre o papel dos gestores e monitores, os entrevistados demonstraram total satisfação e se consideraram muito satisfeitos com o trabalho deles, uma avaliação de mais de 70% dos pesquisados.
Já em relação aos equipamentos dos telecentros, 44,4% se consideram satisfeitos e 27,7% muito satisfeitos.
A pesquisa, realizada em julho e agosto de 2014, disponibilizada na internet e enviada a todos os telecentros, teve 51 questionários respondidos.
O instrumento de avaliação faz parte do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) em implantação na Secti e objetiva criar indicadores para mensurar a qualidade dos serviços prestados e melhorar os processos.
