Durante os festejos juninos no Estacionamento do Jaraguá, ocorridos entre os dias 20 e 29 deste mês, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) realizou uma operação de fiscalização nas proximidades do local do evento. E apesar da orientação nos meios de comunicação, após o encerramento da festa, na noite de segunda-feira (29), foram autuados 450 condutores por estacionar seus veículos no canteiro central da via e em cima da calçada.
De acordo com o diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro, a ação foi realizada para proteger os pedestres. “O intuito é coibir a atitude irregular, pois, quando o condutor estaciona o veículo sobre a calçada, por exemplo, ele obstrui a passagem do pedestre, que é obrigado a circular na rua, ficando exposto a atropelamento e a todo tipo de situação”, explica.
Conforme o artigo 181, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar o veículo no passeio ou sobre a faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público, configura infração grave e multa no valor de R$ 127,69, além da remoção do veículo como medida administrativa.
O diretor afirmou que a população contribuiu durante toda a operação por meio de denúncias. “Também tivemos conhecimento das infrações cometidas através das denúncias feitas pelos cidadãos por meio do 118, o serviço de call center do órgão. A colaboração da sociedade foi essencial para uma prestação de serviço de maior eficiência”, afirmou.
