Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral mostra aumento no eleitorado
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma planilha contendo informações gerais sobre as eleições de 02 de outubro de 2016. O documento mostra que na 13ª Zona Eleitoral, que compreende o município de Penedo e seus respectivos povoados, estão aptos a votar para prefeito e vereador o número de 40.897 eleitores.
Em 2012, quando foi realizada a última eleição municipal, Penedo tinha 36.889 eleitores em situação com a Justiça Eleitoral. De lá para cá houve um aumento de 4008 no eleitorado do município ribeirinho.
O único município do estado com expectativa de segundo turno é a capital alagoana, ainda segundo dados do TSE. A cidade de Pindoba é a que figura com o menor número de eleitores, com apenas 2.479 votantes.
O documento divulgado pelo TSE e assinado pelo ministro Gilmar Mendes, divulgou também os valores que os candidatos a prefeito e vereadores poderão gastar durante as campanhas eleitorais deste ano. Com as alterações trazidas pela Reforma Eleitoral 2015 (Lei nº 13.165), o cálculo para definir o teto máximo das despesas agora terá como base 70% do maior gasto declarado na circunscrição eleitoral anterior, no caso as eleições de 2012.
De acordo com a resolução, em Penedo, os candidatos a prefeito podem gastar na campanha eleitoral até R$ 405.229,47 (quatrocentos e cinco mil, duzentos e vinte e nove reais e quarenta e sete centavos). Já os candidatos que vão disputar as 15 vagas na Câmara Municipal de Vereadores podem gastar, no máximo, a quantia de R$ 26.685,37 (vinte e seis mil, seiscentos e oitenta e cinco reais e trinta e sete centavos).
A portaria que conta com os dados pode ser conferida aqui.
